O Rancho Etnográfico Santa Maria de Negrelos foi fundado a 22 de Setembro de 1991. Embora pertencendo à freguesia de Roriz, concelho de Santo Tirso, optou por esta designação como memória da extinta freguesia que, por provisão assinada em Lisboa a 8 de Setembro de 1539, viria a ser anexada ao Mosteiro de Roriz.
Actividades
Desde a sua fundação, o Rancho tem vindo a fazer recolhas genuínas graças a colaboração dos mais idosos que têm prestado uma valiosa ajuda. Desta forma é possível manter bem vivas as raízes da cultura dos antepassados. O grupo é sócio efectivo da Federação do Folclore Português e do Inatel. Organiza anualmente um festival e participa em festas e festivais em todo o país e estrangeiro, tal como França e Espanha. Actuou por duas vezes na TV Galiza, assim como na Feira Internacional da Galiza. Tem duas gravações em cassete e uma em CD. Actualmente conta com cerca de 50 elementos.
As danças
Habitualmente iniciam a actuação com a dança de nome Rusga à Nossa Senhora de Negrelos, em homenagem à Senhora de Negrelos. Gota é uma dança de coluna, de origem galaica. Chulita é uma dança que remonta aos tempos antigos dos povos que habitavam no norte da península como louvor aos deuses e a outras crenças religiosas. Caminha Verde, dança de quadrado. Fazem ainda parte do reportório: Carolina, Pezinho, Vira da Eira, Senhor da Pedra, Caramba, Cãozinho, Coradinha, Vira de Roda, Arrebita, Olha o Chico, Olha ó Zé, Laranjinha, Maria Margarida Al’coque, Vira de Roriz, Papo Seco, Chula Batida, Chula Vareira e Malhão, a dança com a qual se despedem.
Ligações externas
Artigos relacionados com Roriz
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Roriz (Santo Tirso) - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários