Rancho Folclórico da Boidobra

Rancho Folclórico da Boidobra
Boidobra

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"rancho-folclorico-da-boidobra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"boidobra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


O Rancho Folclórico da Boidobra foi fundado em 23 de Julho de 1972, sem danças e cantares que o definissem como um verdadeiro rancho. Depois de vários interregnos, voltou ao activo em 1983, mas mesmo assim, ficando aquém dos valores que hoje o definem.

Com vontade própria de quem ama o verdadeiro folclore, e com os conhecimentos adquiridos em colóquios e outras actividades, foi-se transformando no verdadeiro embaixador da região em que está inserido, a Beira Baixa. Foi do longo trabalho de recolha e pesquisa, de uma vida ligada á terra e seus rituais, que o Rancho Folclórico da Boidobra conseguiu retratar fielmente Trajes de Trabalho, de Romaria e Domingueiros que poderão ser apreciados nas modas por nós dançadas também elas testemunho vivo da época que representam: Olaré Sou Tua; Pedreiro Cheira a Cal; O Grilo; Antoninho Olha a Rola; Valverde. Danças estas que são acompanhadas por uma tocata, símbolo de gente pobre e pacata desses tempos: Concertina; Viola Beiroa; Bandolim; Gaita de Beiços; Ferrinhos; Bombo; Adufes e Castanholas feitas com pedras do rio Zêzere.

Inserida numa zona óptima de aptidão agrícola, a Cova da Beira, a população da Boidobra sempre se dedicou á cultura do feijão, centeio, trigo, milho batata, e vinho, culturas estas que foram trabalhadas por um número variado de utensílios e alfaias que ainda hoje podem ser observadas no espólio museológico do que o rancho possui.

Além do valioso trabalho já referido, temos também organizado Festivais, Colóquios, Jornadas, Exposições e recriamos algumas tradições que se foram perdendo ao longo dos tempos, com especial destaque para os Martírios, Janeiras, Sachas e Jogos tradicionais.

Somos sócios do INATEL, membros da Federação do Folclore Português e Associação RNAJ.

Temos representado a região em Festivais Nacionais e Internacionais, com actuações em Espanha, França e Alemanha. Desde 2002 que mudámos as nossas apresentações em público, criando anualmente espectáculos Etnográficos o que nos permitiu vencer por duas vezes o Concurso Etnográfico Henrique Rabaço, em 2005 e 2007, actividade promovida pelo INATEL.

Por tudo isto, estamos conscientes do nosso papel na preservação dos usos e costumes da nossa terra e região.

Ligações externas

Artigos relacionados com Boidobra

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Rancho Folcl\u00f3rico da Boidobra","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Boidobra, boidobra rancho-folcl\u00f3rico, -Rancho Folcl\u00f3rico da Boidobra","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.