Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo

Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo
Benfica do Ribatejo

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"rancho-folclorico-de-benfica-do-ribatejo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"benfica-do-ribatejo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Um Rancho Folclórico que desenvolve pesquisa no âmbito da cultura popular. Fundado por Celestino Graça nos anos 50, atravessou uma período de pausa até 1979, a partir do qual se recuperou o trabalho efectuado.

Este Rancho tem feito muito pelo folclore Ribatejano sendo reconhecido e federado na F.P.C.C.R: (Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, e membro da Federação do Folclore Português desde a sua fundação. Todo este trabalho é devido ao esforço de muitos e a uma boa organização.

Situado em Benfica do Ribatejo, no distrito de Santarém, concelho de Almeirim, na zona centro de Portugal, numa zona rural iminentemente agrícola e piscatórias do Tejo com paisagens tradicionalmente ribatejanas de lezíria e charneca. Além da bela vista de um ambiente levemente tocado pela mão do Homem, é uma zona conhecida pela sua gastronomia e pelas suas gentes.

História

Nos princípios dos anos 50, a zona de Benfica do Ribatejo vivia principalmente das actividades piscatórias. Quando a Feira do Ribatejo, começava a ganhar forma e força, surge um agrupamento muito "sui-generis" para a época e que retractava uma das figuras tradicionais do Ribatejo: o pescador. Chamava-se este agrupamento o Rancho Folclórico dos Pescadores de Benfica do Ribatejo.

Celestino Graça grande impulsionador do folclore ribatejano, foi o seu fundador. Inicialmente, e como foi acima referido, as danças e trajes retractavam principalmente a figura do pescador. Celestino Graça, teve o cuidado de efectuar minuciosas recolhas junto dos Pescadores mais antigos, especialmente na Zona dos Cucos e das Faias, identificando os usos e costumes desta gente então tão característica da zona, dando animação e vida a estes usos e costumes em danças como a "Valsa Danada", "Cor Tão Bela", "A Cigana"…

Actualmente o Rancho apresenta um novo figurino com a adição das danças e cantares das margens do Tejo, da lezíria e das charnecas. As suas características vincadamente regionais fazem deste Rancho um dos embaixadores do folclore do Ribatejo o que para além das presenças nos maiores e mais prestigiados Festivais Nacionais de Norte a Sul do nosso País, bem como várias actuações televisivas e em programas de rádio em Portugal e no Estrangeiro o que resultou em popularidade além fronteiras, tendo o Rancho levado as suas danças e os seus cantares a certames internacionais entre os quais, destacamos as seguintes participações

  • Festival Internacional de Billingham 1983 (Inglaterra) (FESTIVAL CIOFF)
  • Festival de Chanteu Gombert – Marselha – Grenoble 1982 (França)
  • Festival Internacional de Apiro 1985 (Itália)
  • IV e V Festival Mundial de Folclore 1991 e 1993 (Palma de Maiorca) 3º Lugar (Musical))
  • Festival Agrigento “ Saga do Mandorlo in Fiore” 1996 Sicília ( Itália)
  • 3d International Culture and Art Festival of Büyükçekmece –Istanbul – (Turquia) 3º Lugar (Dança) Julho de 2002 (FESTIVAL CIOFF)
  • X Festival Mundial de Danças Folclóricas 2003 Palma de Maiorca 1º Lugar Especial de Dança 3º Lugar Musical e Vocal

Actualmente o Rancho comporta um repertório de 42 danças e é composto por perto de 40 elementos que vão desde músicos a dançarinos. O seu folclore reflecte a vida do trabalhador do Campo e do pescador do Tejo, concedendo-lhe a beleza natural das gentes do Ribatejo.

Filiações oficiais

  • O Rancho é uma Associação Recreativa e Cultural desde a sua Fundação em 15 de Outubro de 1979
  • Membro Efectivo da Federação do Folclore Português
  • Membro da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio
  • Filiado No INATEL como Centro de Cultura e Recreio

Ligações externas

Artigos relacionados com Benfica do Ribatejo

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Rancho Folcl\u00f3rico de Benfica do Ribatejo","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Benfica do Ribatejo, almeirim benfica-do-ribatejo rancho-folcl\u00f3rico, -Rancho Folcl\u00f3rico de Benfica do Ribatejo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.