Rancho Folclórico São Pedro de Caíde de Rei

Rancho Folclórico São Pedro de Caíde de Rei
Caíde de Rei

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"rancho-folclorico-s-pedro-de-caide-de-rei","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"caide-de-rei","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Tudo começou por uma brincadeira, cujo objectivo era formar um grupo de pessoas, para animar a festa de São Pedro, padroeiro da freguesia de Caíde de Rei, concelho de Lousada, participando num cortejo e actuando como um grupo "amador" de Folclore.

Este grupo foi se mantendo daí surgiu a ideia de formar um grupo a sério e assim no dia 8 de Dezembro de 2002 foi fundado o Rancho Folclórico São Pedro de Caíde de Rei. ao longo destes anos o rancho sofreu várias modificações, tanto a nível da roupa como a nível burocrático e como ainda é o mais jovem do Concelho de Lousada, vê-se obrigado a preencher certos requisitos que os outros também tiveram de preencher, para se inserir no meio envolvente.

Um dos requisitos principais foi a entrada para a federação portuguesa de folclore, como sócios aderentes, esta entrada trouxe-nos uma mais valia, porque graças a ela começamos a participar no 25 de Abril, onde se reúnem todos os ranchos do concelho de Lousada e também em eventos semelhantes.

Actualmente, o grupo conta com cerca de 50 elementos de todas as faixas etárias, não só de Caíde de Rei, mas como também de freguesias vizinhas. Ao longo destes anos participamos em vários festivais de folclore e actuamos em várias freguesias pela altura das festas. O grupo todos os anos organiza vários eventos, como o Festival de Folclore, a desfolhada, o magusto, a festa de Carnaval e a comemoração do nosso aniversário, eventos estes abertos a toda a comunidade em geral.

O Rancho Folclórico São Pedro de Caíde de Rei continua assim com a tradição cantando e dançando o Vira, o Malhão, a Rusga, a Cana Verde entre outras danças de romarias e trabalhos campesinos, cujas eram dançadas nas eiras e terrenos dos seus antepassados. A Chula é a dança mãe da gente de Caíde de Rei, e até o ilustre Zé do Telhado, que casou nesta terra, a dançou.

É de salientar que um dos objectivos do nosso grupo é manter a cultura e tradição das gentes da nossa terra e levar o nome de Caíde de Rei para fora do concelho, dando assim a conhecer a cultura e tradições da nossa linda terra, que é Caíde de Rei.

Ligações externas

Artigos relacionados com Caíde de Rei

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Rancho Folcl\u00f3rico S\u00e3o Pedro de Ca\u00edde de Rei","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ca\u00edde de Rei, ca\u00edde-de-rei lousada rancho-folcl\u00f3rico, -Rancho Folcl\u00f3rico S\u00e3o Pedro de Ca\u00edde de Rei","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.