Refóios do Lima

Refóios do Lima
Ponte de Lima



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"refoios-do-lima","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Refóios do Lima é uma freguesia portuguesa do concelho de Ponte de Lima, com 16,40 km² de área e 2.282 habitantes (2001). Densidade: 139,1 hab/km².

História

Situada a uma dezena de quilómetros da sede do concelho, a caminho de Arcos de Valdevez, a freguesia de Refóios do Lima consta em documentos desde os alvores da nacionalidade. Mas, os povoados romanos alvitram pela localidade, sendo a partir da Alta Idade Média povoação importante pelo seu Mosteiro ou Convento.

Património

  • Penedo de São Simão
  • Casa da Boavista
  • Torre de Refóios ou Torre dos Malheiros
  • Mosteiro de Refóios do Lima
  • Capela de Santa Eulália

O Convento de Santa Maria de Refóios, dos Cônegos Regrantes de Santo Agostinho, edifício com cerca de 10 mil metros quadrados de área coberta, foi fundado no século XII, por Afonso Ansemondes, nas imediações do seu solar. Dotou-o o seu filho e herdeiro Mendo Afonso com todos os seus haveres. Coutou-o D. Afonso Henriques. Enriqueceram-no com raros privilégios, fazendo-o "imediato à Santa Sé", os pontífices Adriano IV e Alexandre III. Foi unido, em 1564, ao Mosteiro da Santa Cruz de Coimbra. Após a extinção das ordens religiosas, em 1834, a sua igreja transformou-se em matriz da freguesia, ao mesmo tempo que se vendiam, a particular, os grandes edifícios conventuais e a quinta. Já então nada restava do espólio artístico dos períodos mais remotos do mosteiro. O antigo Convento guarda ainda no seu interior valores artísticos, como o refeitório, sala de música com belo tecto em estuque, aposentos do D. Prior com painéis de azulejos neo-clássicos, capela de São Teotónio com painéis representando trajes das Casas da Ordem, cozinha velha, etc.

A capela de Santa Eulália, por seu lado, não obstante o seu carácter românico, deve tratar-se de um monumento arcaizante do século XIV. A porta principal limita-se a dois arcos redondos pousados sobre a encosta, com uma decoração de esferas na arquivolta exterior. Junto aos telhados corre uma série de modilhões esculpidos.

A Torre dos Malheiros é uma construção quadrangular, porventura dos fins do século XIV, que sobreviveu ao desaparecido solar em que primitivamente estava integrada. As suas paredes robustas e fechadas, as ameias e a porta única e estreita testemunham uma solução arquitectónica que vinha de trás, de quando em casas senhoriais, perante os perigos dos ataques dos infiéis, e, depois, dos nobres belicosos, necessitavam de uma torre defensiva. Sob tal aspecto, este documento é, pela sua raridade bastante valioso.

Heráldica

Ordenação heráldica do brasão e bandeira publicada no Diário da República III Série de 09/09/1999

Armas

Escudo de verde, torre sineira de prata, aberta de vermelho e com sino de ouro, entre três espigas de milho de ouro e um cacho de uvas de púrpura, folhado de prata; pé ondado de prata e azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda de negro, em maiúsculas: "REFÓIOS DO LIMA".

Bandeira

De amarelo, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Festas e romarias

  • Santíssimo Sacramento (terceiro Domingo de Julho)
  • Santo António (Domingo próximo de 13 de Julho)
  • Senhora dos Aflitos (Domingo após o Santo António)
  • Santa Eulália

Artesanato

Cestaria e trabalhos em linho

Colectividades

  • Grupo de Violas, Bombos e Cavaquinhos
  • Grupo Desportivo e Cultural e Grupo Etnofolclórico de Refóios do Lima

Bibliografia

  • Dicionário Enciclopédico das Freguesias
  • Freguesias - Autarcas do Séc. XXI
  • Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais /Torre do Tombo

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ref\u00f3ios do Lima","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.