O Norte ou Região Norte é uma região ou unidade territorial para fins estatísticos de nível II (NUTS II), de Portugal, que compreende os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança, e parte dos distritos de Aveiro, Viseu e Guarda. Limita a norte e a leste com Espanha (Galiza e Castela e Leão, respectivamente), a sul com a Região Centro e a oeste com o Oceano Atlântico.
- Área: 21.278 km² (24% do Continente)
- População (2007): 3.745.246 (37% do Continente)
Sub-regiões
Compreende 8 sub-regiões ou unidades de nível III (NUTS III)
- Sub-região Alto Trás-os-Montes
- Sub-região Ave
- Sub-região Cávado
- Sub-região Douro
- Sub-região Entre Douro e Vouga
- Sub-região Grande Porto
- Sub-região Minho-Lima
- Sub-região Tâmega
A Região Norte compreende 86 concelhos (27,8% do total nacional).
História
Como unidade administrativa, a Região do Norte foi criada, em 1969, como região de planeamento, subdividida nas sub-regiões do Litoral Norte (agrupando os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto) e do Interior Norte (agrupando os distritos de Vila Real e Bragança). Posteriormente, os seus limites foram sendo alterados, de modo que, hoje, não coincidem com os limites distritais. Em 1986, no âmbito da divisão do país em unidades territoriais para fins estatísticos, seguindo as directivas europeias, passou a ser considerada uma NUTS II, sendo subdividida em NUTS III. Em termos geográficos, a Região do Norte, corresponde, aproximadamente, às antigas províncias do Minho, Douro Litoral e Trás-os-Montes e Alto Douro.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- NUTS - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários