Reguengos de Monsaraz

Reguengos de Monsaraz
Sub-região Alentejo Central



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"reguengos-de-monsaraz","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Reguengos de Monsaraz é uma cidade portuguesa, no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região Alentejo Central, com cerca de 7.100 habitantes.

É sede de um município com 461,22 km² de área e 11.382 habitantes (2001), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Alandroal, a leste por Mourão, a sueste por Moura, a sudoeste por Portel, a oeste por Évora e a noroeste pelo Redondo.

Tornou-se sede de concelho pela primeira vez em 1838 (substituindo a anterior sede do concelho na vila de Monsaraz) e definitivamente em 1851. Foi elevada à categoria administrativa de vila em 1840 e elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.

Reguengos de Monsaraz é segunda maior cidade do distrito de Évora (maior cidade da área suburbana de Évora), constituindo um dos quatro concelhos que compõem a área suburbana de Évora, os quais são Arraiolos, Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo. A cidade situa-se a apenas 25 minutos de Évora e dispõe de autocarros da rede "Rodoviária do Alentejo", que efectuam o trajecto Reguengos-Évora e Évora-Reguengos com alguma frequência.

Freguesias

Geografia

Em termos geográficos, Reguengos de Monsaraz situa-se a apenas 90 minutos de Lisboa, ficando a uma distância de 166 km. Dispõe de vários autocarros da Rede Expressos que efectuam o trajecto Évora-Lisboa de 60 em 60 minutos, assim como os comboios intercidades que efectuam o trajecto Évora-Oriente. Tais 90 minutos falados anteriormente serão reduzidos para cerca de 70 minutos de carro, devido à extensão da A6 até ao ramal de São Manços (Évora), o que virá facilitar os acessos à Grande Lisboa; ou para 25 minutos de TGV, estando prevista a construção da estação, mediante aprovação do projecto por parte das entidades estatais, junto a um dos nós da A6 entre Reguengos de Monsaraz e o troço de Montemor-o-Novo.

Economia

De todos os concelhos que compõem o distrito de Évora, Reguengos de Monsaraz destaca-se pela vasta oferta em termos de turismo rural de alta qualidade, ao longo da extensa encosta de Monsaraz sobre o Rio Guadiana e Albufeira de Alqueva. A cidade fornece uma vasta animação nocturna, que se figura em poucos estabelecimentos, isenta de criminalidade e com bom ambiente.

Em termos comerciais, a cidade dispõe de vários super-mercados, dos quais dois estão inseridos em pequenos centros comerciais (Intermarché e Modelo), uma sala de cinema, várias pastelarias e restaurantes típicos da região alentejana e ainda algum comércio tradicional.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Reguengos de Monsaraz","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.