Repeses

Repeses
Viseu



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"repeses","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Repeses é uma freguesia portuguesa do concelho de Viseu, com 5,02 km² de área e 2 040 habitantes (2001). Densidade: 406,4 hab/km².

Dista cerca de 3 Km do centro da cidade. O clima é bastante frio de Inverno e muito quente de Verão.

História

Foi oficialmente criada em 11 de Junho de 1993, por desmembramento da freguesia de Ranhados. Sendo, no passado, um arrabalde de vincada influência rural, transformou-se, a pouco e pouco, num dormitório da cidade de Viseu. Hoje, Repeses está integrada no perímetro urbano da cidade e vem-se transformando com a construção de modernos bairros residenciais, com os respectivos e florescentes locais de comercio, que a tornam, do neste aspecto, quase autónoma. O crescimento do Campo do Instituto Politécnico de Viseu , aliado ao rasgar de novas ruas e avenidas e ao aparecimento de novos bairros, tudo aponta para um crescente desenvolvimento de toda esta zona.

Em termos populacionais, a maioria dos residentes trabalha em Viseu. Devido à proximidade das instalações do Politécnico, são muitos os jovens de ambos os sexos residentes nas zona, ocupando habitações alugadas, sendo esta uma população anualmente flutuante, mas dando origem a um grande movimento quer diurno, quer nocturno. Também é de notar que esta localidade está em constante movimento e alargamento, devido às grandes construções que se estão a proceder, devido à enorme vivacidade e capacidade de visão do seu povo.

Economia

Uma parte dos seus habitantes vivem fundamentalmente da agricultura, enquanto outra se desloca para a cidade, a fim de trabalhar nos mais diversos locais empregadores de comércio. Existem na localidade, vários cafés e alguns pequenos mini-mercados, existindo uma grande superfície comercial à saída para Coimbra, o Palácio do Gelo Shopping. Este Centro Comercial foi inaugurado em 1996 dispondo de lojas, um edifício para desporto, saúde e congressos e uma pista de gelo. Em 2006, iniciaram-se obras de renovação e novo Palácio do Gelo abriu as portas no dia 15 de Abril de 2008, com a maioria das lojas já abertas.

Associativismo

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Repeses","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.