Reriz

Reriz
Castro Daire



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"reriz","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Reriz é uma freguesia portuguesa do concelho de Castro Daire, com 16,92 km² de área e 799 habitantes (2001). Densidade: 47,2 hab/km².

Situada no fundo da áspera Serra das Cabeçadas, com o rio Paiva por companhia, dista seis quilómetros da sede do concelho.

História

É povoação muito antiga. D. Manuel deu-lhe o foral, em Lisboa, e foro da vila, a 9 de Maio de 1514. Foram donatários desta freguesia os Castros das Treze Arruelas, senhores de Resendo.

Foi vila e sede de concelho, com foral de 1514. Era constituído apenas pela vila e foi extinto em 1834, sendo então integrada no concelho de Sul, por sua vez suprimido em 1853, quando passou a integrar o de Castro Daire. A antiga vila de Reriz tinha em 1757 apenas 60 fogos, e o resto da freguesia 90.

Economia

Agricultura, pecuária e comércio.

Festa e romarias

  • Santo António (13 de Junho)
  • São Sebastião (20 de Janeiro)
  • São Martinho (11 de Novembro)
  • Senhora da Saúde (15 de Agosto)
  • Senhora de Fátima (primeiro domingo de Junho)
  • Santa Comba (último domingo de Agosto)

Gastronomia

Feijão com couve e carne de porco, enchidos e presunto.

Artesanato

Cestaria em vime e em palha.

Associativismo

Património

No alto do monte das Cabeçadas está a antiquíssima ermida de Nossa Senhora de Rodes, fundada pelo célebre Eremitão Leovigildo (ou Vigildo) Pires de Almidra (ou d´Almeida). Supõe-se que datará de 1140, pouco depois da batalha de Ourique, em 25 de Julho de 1139.

  • Igreja paroquial
  • Capelinha de Rodes

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Reriz","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.