Ribafeita

Ribafeita
Viseu



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ribafeita","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Ribafeita é uma freguesia portuguesa do concelho de Viseu, com 18,59 km² de área e 1.461 habitantes (2001). Densidade: 78,6 hab/km².

Ribafeita dista 12 quilómetros da sede do concelho, constituindo dormitório para estudantes de ensino superior do Instituto Piaget e de trabalhadores, comerciantes e industriais da área urbana da cidade de Viseu.

A grande riqueza de Ribafeita está também na paisagem de encanto sobranceira ao Rio Vouga que, de forma harmoniosa, regala o olhar, por aparentar autêntica cascata verdejante que desce franjada, e aos saltos até às águas limpas e cantantes do Rio Vouga.

Localidades

  • Casal
  • Covelas
  • Gumiei
  • Lufinha
  • Lustosa
  • Seganhos

Heráldica

Ordenação heráldica do brasão e bandeira publicada no Diário da República III Série de 04/04/2005.

Armas

Escudo de ouro, sino de vermelho badalado e realçado de negro, entre jugo de vermelho, em chefe e monte de verde, movente da ponta e carregado de três burelas ondadas de prata, azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "RIBAFEITA".

Bandeira

De vermelho. Cordões e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.

Personalidades

A freguesia de Ribafeita ficou mais conhecida por ali ter ocorrido o nascimento e a morte de madre Rita Amada de Jesus, fundadora da instituição religiosa Jesus Maria José, recentemente beatificada, a quem, o povo católico, pede santuário para rezar.

Património

Igreja Matriz de Ribafeita

Em séculos distantes, ali se construiu a igreja matriz. Espaçosa, rica em talha, tendo como padroeira Nossa Senhora das Neves.
Em torre altaneira, dois sinos sonantes, um deles, conta a lenda, o bispo da diocese o quis levar para a catedral. O povo, de então, opôs-se mas sem resultado. Aconteceu, no entanto, que, içado na Catedral, não tocou e ao adro foi parar. A gente de Ribafeita veio por ele e, de novo, na torre da igreja matriz, o sino voltou a tocar dando maior brilho e alegria às festividades daquela paróquia.

Em 1848 aqui foi baptizada Madre Rita, beatificada em 2006.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ribafeita","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.