Ribeira Brava

Ribeira Brava
Ilha da Madeira



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ribeira-brava","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Ribeira Brava é uma vila portuguesa situada na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, com cerca de 5.900 habitantes.

É sede de um pequeno município com 65,10 km² de área e 12.494 habitantes (2001), subdividido em 4 freguesias . O município é limitado a norte pelo município de São Vicente, a leste pela Câmara de Lobos, a oeste pela Ponta do Sol e a sul tem litoral no oceano Atlântico.

Freguesias

História

A Ribeira Brava é uma das localidades mais antigas da Madeira. Esta localidade, devido à sua orografia, teve um papel muito importante nas comunicações entre todos os pontos da ilha. Começada a povoar nos inícios do século XV, entre o primeiro e o segundo quartel, foi das primeiras freguesias da ilha, logo criada na sequência das do Funchal e Machico, pouco depois da morte do infante D. Henrique em 1460.

Nasceu a importância da Ribeira Brava da sua ribeira, comunicação essencial com o interior da ilha e do seu porto mar. Era então um porto onde os barcos não encostavam ou ancoravam, mas encalhavam. Só entre 1904 e 1908 foi construído um pequeno cais de acostagem e desembarque, furando-se a rocha a leste da futura vila, para acesso ao pequeno embarcadouro (hoje de maiores dimensões, permitindo a acostagem de barcos de pequeno e médio porte).

Este concelho é o de criação mais recente na ilha da Madeira, criado precisamente em 1914, no dia 6 de Maio. É composto pelas freguesias de Ribeira Brava, Serra de Água e Tabua, desmembradas do Concelho da Ponta do Sol, e por Campanário, desmembrado por sua vez do Concelho de Câmara de Lobos.

Heráldica

Armas

Em campo de verde, uma torre de prata; em chefe, quatro estrelas de cinco pontas do mesmo metal; em contra-chefe, uma banda ondada, de ponta, aguada de azul.

Bandeira

Branca, com brasão ao centro e cordões e borla de verde. Listel branco, com a legenda "Ribeira Brava", de verde.

Selo

Circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres "Câmara Municipal da Ribeira Brava".

Património

Situado a apenas 15 km do Funchal, o município da Ribeira Brava possui um património cultural do qual fazem parte a Igreja Matriz, uma pequena fortificação, o Forte de São Bento, o Museu Etnográfico da Madeira, instalado numa antiga casa que funcionara, a partir do século XIX, como engenho de moagem de cana de açúcar e produção de aguardente e um pequeno núcleo museológico, dedicado à arte sacara, onde se encontra o tesouro da igreja matriz.

Podemos ainda encontrar a antiga moradia do fundador do Concelho, o Visconde da Ribeira Brava, Francisco Correia Herédia. No antigo solar, datado dos séculos XVIII/XIX, encontra-se a funcionar o edifício da Câmara Municipal, possuindo no seu interior um magnífico jardim, com inúmeras espécies naturais. É um local ideal para um pequeno passeio ou para uma pausa acompanhado pela beleza da natureza.

Personalidades

Da nobreza desta localidade destaca-se o Visconde Francisco Correia Herédia.

Colectividades e Instituições

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ribeira Brava","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.