Ribeira da Janela

Ribeira da Janela
Porto Moniz



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ribeira-da-janela","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Ribeira da Janela é uma freguesia portuguesa do concelho de Porto Moniz, com 19,90 km² de área e 291 habitantes (2001). Densidade: 14,6 hab/km². Localiza-se a uma latitude 32.833 (32°50') Norte e a uma longitude 17.15 (17°9') Oeste, estando a uma altitude de 575 metros.

A freguesia da Ribeira da Janela oferece uma das vistas mais bonitas sobre a costa norte da ilha da Madeira. Com uma zona alta desconhecida de uma boa parte dos próprios madeirenses, a Ribeira da Janela tem o condão de apresentar uma construção cuidada e tradicional, num ambiente de grande calmia e sossego. O clima é algo imprevisível. No Verão, as temperaturas são um pouco altas. E, no Inverno um pouco rigoroso, devido à sua proximidade com o planalto do Paúl e devido à sua altitude, embora a freguesia comece ao nível do mar.

Toponímia

O nome deriva da ribeira que tem a foz junto da localidade, e que também é a mais longa da Ilha da Madeira. A cerca de 100 metros da foz da ribeira, ergue-se um ilhéu que apresenta uma abertura. Uma abertura que parece uma janela aberta. Daí dar origem ao nome daquela ribeira.

História

A Ribeira da Janela teve uma primitiva ermida de invocação a Nossa Senhora da Encarnação, que já existia em 1558 e que, segundo a tradição, foi destruída por um aluvião, uma grande massa de água, resultante de chuvas intensas que então, com mais frequência acontecia periodicamente na ilha da Madeira.

Nos finais do século XVII, mais precisamente em 1699, o povo ergueu uma capela que passou por uma completa transformação, mantendo-se o traço original, até aos dias de hoje. Por carta régia de 4 de Fevereiro de 1733, estabeleceu-se um curato, filial da freguesia do Porto Moniz. Durante os anos que se passaram, este pequeno curato foi-se libertando aos poucos da igreja matriz.

No domínio dos povoadores, os historiadores apontam a sua origem em portugueses do sul de Portugal continental.

Economia

Em relação a actividades económicas, sobressai principalmente a agricultura, alguns serviços e casas de turismo no espaço rural.

Gastronomia

  • Batata murcha com sal
  • Batatas cortadas com feijão e maçarocas
  • Bolo de mel

Património

  • Igreja matriz
  • Casais da Igreja
  • Capela da Nossa Senhora da Encarnação

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ribeira da Janela","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.