Rio Cabrão é uma freguesia portuguesa do concelho de Arcos de Valdevez, com 2,71 km² de área e 144 habitantes (2001). Densidade: 53,1 hab/km².
História
Em 1258, na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, São Lourenço de Rio Cabrão é citada como uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui. Era então denominada "Sancto Laurentio". Em 1320, no catálogo das mesmas igrejas, mandado efectuar pelo rei D. Dinis, para pagamento da taxa, São Lourenço de Rio Cabrão, então denominada São Lourenço de "Rodalhi", foi taxada em 50 libras. Em 1444, D. João I conseguiu do papa que o território de Entre Lima e Minho passasse a pertencer ao bispado de Ceuta. Mais tarde, em 1512, toda a comarca eclesiástica de Valença passou para o arcebispado de Braga, recebendo em troca o bispo de Ceuta, D. Henrique, a comarca de Olivença.
Em 1546, no Memorial feito pelo vigário da Comarca de Valença, Rui Fagundes, no tempo de D. Manuel de Sousa, São Lourenço de Cabrão estava anexa, juntamente com São João de Parada, ao mosteiro de Ázere. No Censual de D. Frei Baltasar Limpo, na cópia de 1580 São Lourenço de Cabrão era anexa perpetuamente. Eram-lhe também anexas São João de Parada e Santa Maria de Paços e São Cosme de Ázere. Segundo Américo Costa, foi vigairaria da apresentação do reitor de Ázere.
Em termos administrativos, a freguesia de Rio Cabrão esteve anexa à de Cendufe nos anos de 1864 a 1900.
Festas e romarias
- Santo António e São Lourenço (10 de Agosto)
Gastronomia
- Bacalhau frito
Património
- Igreja da Lapa
- Solar de Quintela
- Solar do Casal do Paço
- Solar dos Pimenta de Castro
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários