Roriz é uma freguesia portuguesa do concelho de Santo Tirso, com 5,94 km² de área e 3.724 habitantes (2001). Densidade: 626,9 h/km².
História
Roriz é terra muito antiga e notável pelo seu antigo mosteiro, cujas origens são duvidosas. O Livro das Linhagens (séc. XIII) diz que o Mosteiro foi edificado por D. Touriz Sarna ou D. Toure Sarnão. Este provável fundador ou reedificador viveu na primeira metade do século XI. Por volta de 1173, D. Afonso Henriques terá doado o Mosteiro aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
Também merece observação atenta a capela de Santa Maria de Negrelos, antiga igreja paroquial da freguesia com o mesmo nome, hoje anexa a Roriz. Na sua capela-mor existem uns frescos atribuídos ao século XV, representando a Assunção de Nossa Senhora. Vasco Afonso, foi Senhor da Torre de Rabelo e da Quinta de Lobão. Foi também Senhor da Torre do Couto, neste antigo julgado de Roriz (extinto concelho de Negrelos).
Constituiu o couto de Roriz até ao liberalismo. Foi extinto nessa época passando a pertencer ao concelho de São Tomé de Negrelos onde permaneceu até à supressão deste, em meados do século XIX. Em 1836 passou a pertencer ao concelho de Santo Tirso.
Património
Mosteiros
É uma região que se caracteriza pelos seus dois mosteiros, o Mosteiro de Singeverga, onde residem os Beneditinos e o Mosteiro de Roriz, e ainda um Convento de Freiras.
No Mosteiro de Singeverga é produzido o afamado Licor de Singeverga e no Convento das Freiras são produzidas as deliciosas Bolachas das Freiras, feitas segundo o método mais tradicional, feitas à mão. Estes dois excelentes produtos fazem uma perfeita ligação quer como aperitivo, quer como lanche.
Outros pontos de interesse
- Igreja de São Pedro de Roriz
- Igreja de Santa Maria de Negrelos
- Casa do Mosteiro
- Citânia de Roriz
Heráldica
Brasão
Escudo de azul, pórtico românico de ouro, aberto de negro; em chefe, chave de ouro e chave de prata, passadas em aspa, com os palhetões para o chefe e atadas de vermelho, entre dois molhos de três espigas de trigo, de ouro; campanha ondada de prata e azul, de três peças. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "RORIZ - SANTO TIRSO".
Colectividades
Ligações externas
Artigos relacionados com Roriz
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Santo Tirso - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários