Sabugueiro

Sabugueiro
Seia



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sabugueiro","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Sabugueiro é uma freguesia portuguesa do concelho de Seia, com 46,47 km² de área e 570 habitantes (2001). Densidade: 12,3 hab/km².

O Sabugueiro é uma das mais extensas freguesias de todo o Parque Natural da Serra da Estrela, a meio caminho do ponto mais alto, no Planalto Central. É conhecido pelos seus recursos naturais, entre os quais as quedas de água, e pelas vistas panorâmicas de uma vegetação serrana única. A aldeia é composta por casas rurais, simples, graníticas, típicas da região.

Aldeia mais alta de Portugal?

Esta aldeia é muitas vezes intitulada de aldeia mais alta de Portugal, estando situada a 1.200 metros de altitude, segundo refere a Câmara Municipal de Seia no seu site.

No entanto, alguns contestam esta afirmação, referindo que Sabugueiro está a 1.053 metros de altitude e existem mais três aldeias sede de freguesia que se situam a altitudes superiores, sendo duas na Serra de Montemuro, Gralheira, a uma altitude de 1.103 metros e Panchorra, a 1.088 metros, e uma na Serra do Gerês, Pitões das Júnias, a 1.100 metros. Para além das referidas, existem também algumas povoações que não são sede de freguesia e que se encontram a altitudes ainda maiores. A mais alta de todas é Curral do Gonçalo, situada na freguesia de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, em plena Serra do Soajo. Fica situada a uma altitude de 1.166 metros.

História

Nos finais de século XIX, no início das excursões cientificamente organizadas, o Sabugueiro tornou-se ponto de passagem, mercê da sua localização. Também alguns afirmam que esta freguesia surgiu a partir de um aglomerado de cabanas de pastores que aproveitavam os pastos para as suas ovelhas e cabras.

Economia

Embora o turismo e o comércio constituam as principais actividades económicas das suas gentes, os usos e costumes de outrora marcam, ainda, o ritmo diário da aldeia. O Sabugueiro é identificado como centro de turismo serrano, local de passagem e paragem obrigatória para quem visita a Serra da Estrela. Queijo, presunto, enchidos, mel, mantas, tapetes são alguns dos produtos e artesanato local que podem ser adquiridos por aqui.

Património

Outrora terra de centeio e de pastorícia, o Sabugueiro oferece ao visitante paisagens vislumbrantes e locais pitorescos de curiosidades múltiplas. Os moinhos de água e o forno comunitário são exemplos de memórias de um passado que não quer ser esquecido. A cascata da Fervença e o covão do Urso, ampla depressão de origem glaciária, constituem exemplos de valores paisagísticos que merecem uma visita.

Pela sua localização, o Sabugueiro constitui um dos melhores pontos de partida para conhecer algumas das estruturas do aproveitamento hidroeléctrico da serra da Estrela, de que são exemplo as barragens do Lagoacho, do Vale do Rossim e da Lagoa Comprida, o maior reservatório de água em toda a serra.

O Sabugueiro possui um museu etnográfico, um forno comunitário, moinhos de água, uma Igreja Matriz e a fonte do Ferreiro.

Associativismo

Associação de Beneficência do Sabugueiro

A Associação de Beneficência do Sabugueiro surgiu em 28 de Setembro de 1989 a, a quem foi atribuído o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em 5 de Fevereiro de 1996.

Bombeiros Voluntários do Sabugueiro

A 4ª Secção dos Bombeiros Voluntários de Seia está instalada num pequeno quartel que através dos meios ali estacionados permite uma intervenção mais rápida e eficaz no combate a fogos florestais.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Sabugueiro","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.