Salvador de Touvedo

Salvador de Touvedo
Ponte da Barca



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"salvador-de-touvedo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Salvador de Touvedo é uma freguesia portuguesa do concelho de Ponte da Barca, com 2,20 km² de área e 173 habitantes (2001). Densidade: 78,6 hab/km².

A freguesia localiza-se nas vertentes da Serra Amarela, que por sua vez faz parte do maciço da serra da Peneda-Gêres. Aproximadamente 6 km a separam da vila de Ponte da Barca, a sede do concelho do mesmo nome. É nesta freguesia que se localiza a Barragem de Touvedo.

A sua vizinhança é estabelecida pelas seguintes freguesias: a norte o rio Lima, tendo na outra margem a freguesia de São Jorge do concelho de Arcos de Valdevez. A sul, as freguesias de Vila Chã - São João e de Azias. A nascente, a freguesia de Vila Chã – Santiago e a poente, a freguesia de São Lourenço de Touvedo.

História

Acerca da história desta freguesia transcreve-se, na íntegra, o que nos informa o livro Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais Torre do Tombo:

"A primeira referência conhecida a Touvedo remonta a 1220, às Inquirições de D. Afonso II, onde é mencionada a "heremita Sancti Salvatoris". Nas Inquirições de D. Afonso III, de 1258, vem referida "In collatione Sancti Salvatoris" e, em 1290, continua a ser designada freguesia de São Salvador.

No catálogo das igrejas organizado em 1320, para o pagamento de taxa, a igreja de São Salvador de "Aanhovrega", da Terra de Nóbrega, foi taxada em apenas 20 libras. No registo da cobrança das "colheitas" dos benefícios eclesiásticos do arcebispado de Braga, feita entre 1489 e 1493, D. Jorge da Costa calculou o rendimento desta igreja em 40 soldos, sendo em dinheiro com "morturas", 162 réis e meio. Em 1528, no Livro dos Benefícios e Comendas já vem mencionada como São Salvador de Touvedo, sendo anexa perpetuamente a São Lourenço de Touvedo. Américo Costa descreve-a como uma vigairaria anexa à freguesia de São Lourenço, que se tornou, mais tarde, independente."

Outros autores informam ainda que, o couto, que lhe foi outorgado por D. Afonso Henriques, aparece como honra nas Inquirições de 1258, e de novo como couto nas de 1290. Outrora, Salvador de Touvedo teve a vigairaria da Igreja de São Lourenço de Touvedo, anexada a si. Nessa freguesia está situado o solar dos Touvedos. Constituiu um importante ponto estratégico da Terra da Nóbrega e foi sempre reputada como terra muito fértil em caça e gado.

Festas e romarias

  • Divino Salvador (6 de Agosto)
  • Senhora de Fátima (Maio)
  • São Bento (Outubro)

Artesanato

  • Peças ornamentais em madeira

Património

  • Igreja Matriz
  • Relógio Solar
  • Barragem de Touvedo
  • Belezas ribeirinhas do rio Lima
  • Vistas panorâmicas sobre o vale do rio Lima

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Salvador de Touvedo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.