Sameiro

Sameiro
Manteigas



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sameiro-manteigas","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Sameiro é uma freguesia portuguesa do concelho de Manteigas, com 21,04 km² de área e 460 habitantes (2001). Densidade: 21,9 hab/km².

Sameiro está situada na margem esquerda do rio Zêzere e dista de Manteigas 6 km.

Toponímia

Uma antiga versão popular em que a tradição se confunde com a lenda e a ficção, faz derivar o nome de Sameiro de um acontecimento relacionado com uma horda de invasores que pretendeu subir pelo vale do Zêzere em missão de exploração de conquista. Ter-se-ão deparado, por alturas da Figueira-Brava, com intransponível dificuldade devido à barreira de passagem que os de cima lhe tinham feito, fazendo rolar enormes pedregulhos, o que obrigou os exploradores a desistir do prosseguimento da marcha. Concluíram os invasores que, devido a tal barreira, ninguém jamais se teria atrevido a passar dali para cima, pelo que não deveria haver mais sítio povoado para o interior da serra, no que se enganavam redondamente. Assim, julgando ser a última povoação que haviam explorado, lhe terão posto o nome de "Povo Cimeiro", donde terá derivado o nome Sameiro.

Património

SkiParque, Relva da Reboleira

Em Sameiro, no sítio da Relva da Reboleira, está localizado um empreendimento emblemático do concelho de Manteigas. Com grande procura, nos primeiros anos de actividade, este equipamento sofreu algum desgaste nos últimos tempos. Para dar nova vida ao SkiParque, a Câmara Municipal de Manteigas entregou a gestão do espaço a uma nova empresa e, ao que tudo indica, vai ser possível voltar a fazer ski e snowboard durante todo o ano.

Ligações externas

A Terra do Zezinho Roque

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Sameiro","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.