Sanfins do Douro

Sanfins do Douro
Alijó



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sanfins-do-douro","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Sanfins do Douro é uma freguesia portuguesa do concelho de Alijó, com 18,45 km² de área e 1.763 habitantes (2001). Densidade: 95,6 hab/km².

É uma terra linda, de gente nobre, trabalhadora, hospitaleira, em cujo berço nascem os Sanfinenses e que se orgulha de ter entre os seus filhos mais ilustres, o Padre Manuel da Nóbrega que segundo os historiadores, foi um dos Portugueses de maior relevo histórico do século XVI.

Localização

Sanfins do Douro localiza-se na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, no dorso de uma colina, aproximadamente a dois quilómetros da margem do rio Pinhão. Esta freguesia, uma das maiores do concelho, inclui as povoações de Agrelos, Cheires e Cova de Lobos, e confina com Alijó, Favaios, Vila Chã e Vilar de Maçada.

Topónimo

Há duas origens possíveis para este topónimo:

  • uma relaciona-se com São Félix, um culto cristão muito antigo;
  • a outra está associada com a sua situação geográfica por se encontrar nos limites do Douro e Trás-os-Montes – "São os fins do Douro".

Economia

Sanfins do Douro, devido à sua localização, e ao seu clima, é uma terra fértil e a sua população vive quase que exclusivamente da agricultura e sobretudo da vitivinicultura. Produz não só um excelente azeite, como dos melhores vinhos do mundo produto das melhores castas que há. Os bons apreciadores de vinho recomendam-no e conhecem Sanfins do Douro como Capital dos Vinhos, de igual modo o Moscatel tem um paladar único daí chamarem-lhe a Pérola do Moscatel e os Vinhos Tratados! É sempre de lembrar que o chamado Vinho do Porto, tem a sua origem na região do Douro… aqui, quando se pretende celebrar com dignidade algo de muito especial, devia oferecer-se um Vinho Tratado de Honra.

Religião

Em Sanfins do Douro está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, cuja beleza natural e vista panorâmica, é para muitos o mais impressionante do Norte de Portugal.

O “Servinho”, por quem o Povo de Sanfins do Douro e não só, tem a maior fé e devoção, como atestam os Ex-votos com mais de uma centena de anos e os actuais, repousa aos pés do Altar de Nossa Senhora da Piedade, e é por muitos considerado o “Santo Moleiro” pois são incontáveis as graças que afirmam lhes ter sido concedidas por seu intermédio.

Anualmente realiza-se a Romaria de Nossa Senhora da Piedade, a qual tem sempre o seu início a partir do primeiro Domingo de Agosto, sendo o segundo Domingo de Agosto o ponto mais alto das Festividades. Inicia-se o dia com uma missa campal no Santuário e de seguida ocorre a arrematação do andor, (tradição única em Portugal), em que dois grupos, o Grupo Velho e o Grupo Novo disputam entre si, em leilão (com verbas que ultrapassam os 30.000 Euros) a honra de transportarem aos seus ombros nas procissões que se irão seguir, o andor, cujo peso ronda os 900 kg, daquela a quem os Sanfinenses chamam de Mãe, Nossa Senhora da Piedade.

Fontes de informação

Artigos relacionados com Sanfins do Douro

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Sanfins do Douro","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.