Sanguinheira

Sanguinheira
Cantanhede



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sanguinheira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A Sanguinheira é uma freguesia portuguesa do concelho de Cantanhede, com 27,69 km² de área e 2 158 habitantes (2001). Densidade: 77,9 hab/km².

A sede fica situada a 10 Km da cidade de Cantanhede, situando-se a oeste da mesma. Os limites da freguesia tem a freguesia de Cadima a leste, a freguesia de São Caetano a norte, a freguesia da Tocha a oeste e a freguesia de Arazede (em Montemor-o-Velho) a sul.

Localidades

Alem da sede de freguesia e paróquia católica, a freguesia é composta pelos lugares de Carreiros, Casal dos Netos, Corgo Encheiro, Escoural, Feitoso, Fervença, Freches, Gesteira, Grou, Lagoa Alta, Lagoa Negra, Lombo Folar, Moita, Palhagueira, Pedras Ásperas, Recachos, Taipinas e Tavaredes.

História

As origens da Sanguinheira perdem-se no tempo. Apesar de haver poucos documentos sobre a sua fundação, aparecem referências directas de alguns lugares que constituem a freguesia actual. Destes deve-se mencionar Corgo do Encheiro, Escoural, Fervença e Pedras Ásperas, que foram outrora mais influentes do que Sanguinheira. Até então, todas esta povoações pertenciam ora ao concelho de Arazede, ora ao concelho de Cadima, até que este foi extinto devido à reforma liberal do século XIX.

É com a fundação da paróquia que a localidade começa a ter uma certa autonomia, ainda que apenas no plano religioso. A paróquia, cujo órago é o Imaculado Coração de Maria, foi erecta por decreto episcopal em 1945, sendo então bispo de Coimbra Dom António Antunes. A Freguesia civil de Sanguinheira veio a ser criada no dia 3 de Julho de 1986.

Fazendo parte do baixo mondego, esta freguesia possui recurso variados. Embora a sua ocupação económica seja prioritariamente primária, existem já industrias secundárias e terciárias. Quanto ao associativismo, a Sanguinheira também tem várias edilidades de cariz sócio-cultural, sendo de destacar o Centro de Recreio e Cultura de Sanguinheira. Esta edilidade tem dignificado a freguesia através da realização de espectáculos de teatro e folclore em todo o país e grande parte da Europa.

Economia

As suas terras aráveis são excelentes para a produção de milho, a batata, o feijão e produtos hortícolas variados. Tem também uma significativa criação de gado bovino e a produção de leite atinge diariamente, em média, 25 mil litros. O artesanato é especialmente representado pela cestaria em vime.

Património

  • Igreja Paroquial e Capela das Pedras Ásperas
  • Pedras Ásperas
  • Moinhos de Fervença
  • Lagoa Negra
  • Lagoa Alta

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Sanguinheira","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.