Santa Catarina da Fonte do Bispo

Santa Catarina da Fonte do Bispo
Tavira



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santa-catarina-da-fonte-do-bispo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Santa Catarina da Fonte do Bispo é uma freguesia portuguesa do concelho de Tavira, com 118,98 km² de área e 2.118 habitantes (2001). Densidade: 17,5 hab/km².

Sta. Catarina da Fonte do Bispo localiza-se a 13 Km de Tavira e os seus 11.920 hectares estendem-se entre o barrocal e a serra.

A população dedica-se, principalmente, à agricultura, ao artesanato e à indústria da cerâmica artesanal. Da actividade agrícola destaca-se a cultura de cereais e nas terras de pastagem as amendoeiras, alfarrobeiras e os sobreiros dão cor e vida à paisagem. Os solos, calcários e argilosos, determinam o desenvolvimento do artesanato e da indústria cerâmica.

Artesanato

Associação de Telheiros Artesanais

A produção de ladrilhos, tijolos de burro e telhas artesanais feita pela Associação de Telheiros Artesanais constitui já um ponto de referência desta freguesia.

A cerâmica de construção foi um aspecto relevante no passado, mas a procura crescente de materiais de virtudes ecológicas reconhecidas e de valor estético incontestável abre a possibilidade de crescimento e expansão para este sector de actividade. As peças mouriscas são produzidas em barro extraído no próprio local de produção, sendo a sua confecção essencialmente manual. A telha mourisca é utilizada em telhados, isola sem abafar, torna o ambiente mais claro, luminoso e é mais resistente. O tijolo burro é considerado um bom isolante, sendo, também, usado na decoração de interiores. O ladrilho “tijoleira” é fresco, adequado para as regiões do Sul, onde o Verão é bastante quente.

Destilaria da Cooperativa

A serra e o barrocal algarvio são ricos em árvores, cujos frutos dão origem à produção de aguardentes de figo, alfarroba e medronho. O medronho amadurece quando o Inverno está prestes a chegar. Este é um fruto de cores quentes, cresce com facilidade, gosta de humidade e prolifera na serra algarvia.

Na Cooperativa Agrícola de Santa Catarina, inaugurada no ano de 1949, é possível visitar os alambiques usados para a produção de aguardentes e o lagar de extracção de azeite. Este espaço está a ser alvo de intervenção e nele irão surgir uma loja e espaço museológico dedicados a esta temática. Esta obra tem como finalidade a divulgação e promoção dos produtos confeccionados na cooperativa e outros de características locais e regionais e mostrar aos visitantes as diferentes fases de produção, bem como os utensílios utilizados.

A criação do espaço museológico está estimada em €59.204,23 e insere-se numa candidatura apresentada pela Cooperativa ao Programa AGRIS – Plano de Intervenção de Santa Catarina da Fonte do Bispo, a qual integra um conjunto de projectos e acções dinamizadoras para esta zona serrana. A produção de aguardente, nesta freguesia do concelho, não se resume à destilaria da Cooperativa Agrícola, esta é feita de modo mais rudimentar e artesanal por parte de pequenos produtores.

Património

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Sta. Catarina, originária do século XVI, começou a ser construída com formas manuelinas, conjugadas posteriormente com um modelo renascentista de arquétipo pilartiano. No século XVIII, as obras de remodelação ocorridas conferiram as formas barrocas ao remate da fachada. Do interior do templo de três naves destaca-se uma tela com a apresentação do “Juízo final”.

Espaços Naturais e de Lazer

Ao chegar à rotunda da aldeia de Santa Catarina da Fonte do Bispo siga a placa Cerro de Leiria e depois volte na direcção Casa Amarela. Aí aproveite para relaxar com um jogo de bowling sobre a relva, no Tavira Country Lawn. Se optar por seguir em direcção a São Brás de Alportel encontrará no primeiro entroncamento a placa Porto Carvalhoso. Seguindo neste sentido iniciará uma viagem de paisagens magníficas por Bemparece, vendo os montados de sobreiros. Refresque-se na fonte de Água Férrea, Carvalhoso de Cima, Malhada do Judeu, Água de Tábuas até chegar a Alcaria do Cume. Neste local, aproveite para apreciar a panorâmica e descansar. No entroncamento, antes da Fonte do Bispo, volte à esquerda em direcção de Umbria, onde se localiza o Parque de Merendas.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santa Catarina da Fonte do Bispo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.