Santa Clara-a-Velha

Santa Clara-a-Velha
Odemira



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santa-clara-a-velha","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Santa Clara-a-Velha é uma freguesia portuguesa do concelho de Odemira, com 99,42 km² de área e 780 habitantes (2001). Densidade: 7,8 hab/km².

Esta freguesia foi integrada no concelho de Odemira no início do século XIX. Antes pertencia ao concelho de Ourique e chegou a integrar os vastos domínios da Ordem de Santiago de Espada. A povoação cresceu junto às terras férteis do vale do rio Mira, sendo a serra a sua paisagem predominante.

Da freguesia fazem parte as povoações de Cortes Pereiras, Corte Brique, Gavião e Fitos.

A agro-pecuária é a actividade predominante na freguesia, embora haja a presença de serviços e comércio. A floresta ocupa também grande parte da área da freguesia.

Santa Clara-a-Velha merece uma visita atenta e demorada. A aldeia, branca e florida, desenvolveu-se à sombra da igreja de Santa Clara de Assis, conservando o seu carácter rural. Nota também para a fonte do Azinhal, datada de 1892 e restaurada em 1995, junto da qual existe um aprazível parque de merendas. A não perder é a barragem de Santa Clara, a quatro quilómetros da sede de freguesia.

Património edificado

Igreja de Santa Clara de Assis

A sua construção data da primeira metade do séc. XVI tendo sido colocado o altar lateral no séc. XVII e os altares de talha dourada e policromada no séc. XVIII. É um edifício de arquitectura religiosa manuelina, barroca, vernácula cuja tipologia se enquadra na utilizada pela Ordem de Santiago de Espada à qual este edifício pertenceu.

Ponte de Dona Maria

Construída no séc. XVIII é conhecida localmente como ponte romana por se situar perto de uma via romana que ligaria Beja ao Algarve e cujos vestígios perduram ainda. Em meados do séc. XX uma intervenção provocou uma derrocada parcial desta ponte. Em 1996 foi aberto o processo de instrução de classificação desta ponte pelo IPPAR.

Padroeira

  • Santa de Assis, homenageada no segundo domingo de Agosto

Festas, feiras e romarias

  • 1º domingo de Junho – Festa Anual
  • 1º domingo de Julho – Feira Anual
  • 2º domingo de Agosto – Festa Religiosa
  • 1º domingo de Setembro – Feira Anual

Associativismo

  • Sporting Clube Santaclarense
  • Associação de Caçadores de Santa Clara-a-Velha

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santa Clara-a-Velha","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.