Santa Cruz do Lima

Santa Cruz do Lima
Ponte de Lima



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santa-cruz-do-lima","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Santa Cruz do Lima é uma freguesia portuguesa do concelho de Ponte de Lima, com 2,51 km² de área e 532 habitantes (2001). Densidade: 212,0 hab/km².

A freguesia de Santa Cruz do Lima localiza-se na margem esquerda do rio Lima. Por isso se chamava antigamente Santa Cruz de Riba de Lima, como é referenciada no livro dos benefícios e comendas no ano de 1528. Dista cerca de dez quilómetros da sede do concelho.

Santa Cruz do Lima - foto da autoria de Paulo Bica
Santa Cruz do Lima - foto da autoria de Paulo Bica

Localidades

Compreende os lugares de Argueda, Barbudos, Brichal, Carreiro, Laje, Luou, Paço e Portela.

Toponímia

A toponímia exprime a antiguidade do povoamento do seu território. Topónimos de manifesta ancestralidade estão documentados nas Inquirições de 1258 em expressões como "in val(e) de Ascarigo", "linar de Tryuo", "cortinal de Luou", "casal de Arouca", "in Mondim", "in Chaela", Bertoy, Pradaeiro, "fontão de Noste" ou Chouso.

O topónimo Arouca é notável, especialmente se, como parece, não foi devido a um caso de colonização interna, relativamente recente (embora anterior ao século XIII), já que pode indicar a existência de uma povoação antiquíssima, que se desfez com o tempo mas cujo nome perseverou com a conservação de habitantes nas vizinhanças. A maioria dos outros topónimos é de origem germânica e indica propriedades e possessores medievos: Ascarigo é o próprio nome pessoal; Truío deve ser o próprio nome pessoal feminino Trudilo; Bertóí ou Bretói é outro nome de possessor (análogo a muitos outros terminados em ói).

Noste e Mondim são genitivos dos nomes pessoais Naustu(u) e Mundinu(s), de possessores pré-nacionais daqueles nomes. Talvez de aplicação mais recuada sejam Pradadeiro e Chaela, um alusivo à vegetação e o outro à topografia local. Chouso pode ser mais recente. O topónimo castelo (monte do Castelo e Penedo do Castelo) lembram a possível existencia de castelos ou castros, em tempos idos.

História

A sua existência como paróquia é anterior ao século XIII (e talvez até ao XII), em que já era uma das que constituíam o julgado ou terra de Penela, porém com o nome de Santo André. A prova de que esta e a de Santa Cruz do Lima são a mesma é a comunidade de lugares (entre muitos casos, o exemplo de Luou).

Nos meados do século XIII, os únicos haveres da Coroa eram uns reguengos avulsos em sítios ou lugares daqueles nomes e em alguns outros ("vessadas", "peças", campos ou "agros"), além do "monte de Bouças novas, como parte pela pedra de Compra (ou Compara) a amprom e ende pela água de Fontão de Noste com seus soutos, e ende pela presa de Paio Mouro, e ende à de Loural". Deste monte, era do rei a metade, dando a quarta os que a cultivassem. A Coroa recebia também um carneiro de cada uma de três searas - em Rio Maior, Bertói e Chouso. Os cultivadores dos reguengos davam, cada um, um frango com dez ovos (seria um capão "se passar o dia de São Miguel" sem o pagamento), e deviam chamar o mordomo de Penela para colher o pão, levando-o eles a Muçães.

Economia

Em 1991, a taxa de actividade era de 40,6% e o sector primário ocupava 43,1% dos activos. Em 1999, a situação alterou-se também, e, se bem que importante, a agricultura tem tendência a perder peso económico. Já só é trabalhada para autoconsumo de algumas famílias. Em seu lugar, têm aparecido algumas oficinas de pirotecnia, cerâmica, carpintaria e pequenas empresas de construção civil, as quais são os principais responsáveis pela criação de emprego e, embora não tenha havido grande investimento, também não há desemprego significativo na freguesia.

A principal via de acesso à freguesia de Santa Cruz do Lima é a E.N. 203, que liga directamente à sede do concelho e que os residentes utilizam nas suas frequentes deslocações, uma vez que a dependência em relação à sede do concelho é ainda bastante grande. É lá que se situam todos os serviços públicos e privados e também os estabelecimentos comerciais que ultrapassam o nível de primeira necessidade.

A freguesia dispõe de uma rede pública de distribuição de água ao domicílio que abastece toda a freguesia com água tratada de qualidade, mas não dispõe de rede pública de saneamento e as águas residuais são tratadas através de fossas sépticas. A recolha de lixo é feita duas vezes por semana.

Equipamentos

Quanto a equipamentos de utilização colectiva, a população dispõe de uma escola de ensino pré-escolar pública, outra de ensino básico para o 1.º ciclo. Para os restantes níveis de ensino depende de Ponte de Lima. A mesma situação de dependência se verifica na área da saúde e segurança social, uma vez que, para além de um jardim de infância nada mais existe na freguesia.

Para as áreas de desporto, cultura e lazer a situação não é melhor. De notar que entretanto a existência da Associação Cultural e Desportiva de Santa Cruz cujas actividades se ressentem da falta de equipamentos e de apoio.

Património

O património edificado é relativamente importante, podendo citar-se a Igreja paroquial com um belo Cruzeiro coberto, os Moinhos no rio Côvo, as margens do rio Lima com uma bela praia fluvial, o Monte e Penedo do Castelo e as Quintas do Paçal e do Luou (senhoriais). Uma nota final para o artesanato local (pirotecnia, cerâmica e trabalhos em madeira) e ainda para as possibilidades de pesca desportiva nas águas do rio Lima.

Todo este património, devidamente aproveitado e dinamizado através da vertente turística, bem poderia servir como um suporte económico da freguesia.

Bibliografia

  • Dicionário Enciclopédico das Freguesias
  • Freguesias-Autarcas do Séc. XXI
  • Inventário Colectivo dos registros Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais /Torre do Tombo

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santa Cruz do Lima","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.