Santa Maria da Feira

Santa Maria da Feira
Sub-região Entre Douro e Vouga



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santa-maria-da-feira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Santa Maria da Feira é uma cidade portuguesa da Grande Área Metropolitana do Porto, situada na região Norte e sub-região Entre Douro e Vouga, com cerca de 12.000 habitantes.

É sede de um município com 213,45 km² de área e 146.347 habitantes (2007), subdividido em 31 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Vila Nova de Gaia e de Gondomar, a leste por Arouca, a sueste por Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, a sul e a oeste por Ovar e a oeste por Espinho.

A Terra de Santa Maria, situada no cruzamento dos eixos Norte - Sul e Litoral - Beira Interior dispõe de um posicionamento geográfico que, desde épocas remotas fez, desta região, local de encontro e de passagem de muitos povos. Comprovam-no a existencia das vias romanas que ligavam Lisboa a Braga (marco milenario encontrado em Ul) e o Porto a Viseu (por Batalha - Cepelos). Estas vias de comunicação continuaram a ser utilizadas durante toda a Idade Média e até ao nosso século.

Até à sua elevação a cidade em 14 de Agosto de 1985, era conhecida como Vila da Feira.

É aqui, mais concretamente na freguesia de Espargo, que se localiza o maior e mais moderno centro de congressos do país, o Europarque, e um centro de ciência, o Visionarium, ambos pertencentes à Associação Empresarial de Portugal. Prepara-se neste momento o projecto de ampliação do Europarque, com vista à recepção da Exponor e de vários outros serviços na zona envolvente ao actual complexo.

Localidades

O município de Santa Maria da Feira inclui três cidades (Fiães, Lourosa e Santa Maria da Feira) e diversas vilas (actualmente treze, entre as quais a destacar: Argoncilhe, Arrifana, Lobão, Mozelos, Nogueira da Regedoura, Paços de Brandão, Rio Meão, São João de Vêr, São Miguel do Souto, São Paio de Oleiros e Santa Maria de Lamas).

Freguesias

História

O povoamento da Terra de Santa Maria é já muito antigo, como o atestam a presença de vários monumentos funerários (mamoas), que remontam ao IV-V milénio antes de Cristo, bem como castros (povoações fortificadas) pré-romanos ou romanizados. O império trouxe as vias romanas, por necessidades militares ou comerciais e são ainda visíveis vários traços de vias e pontes dessa época, muitos dos quais ainda bem conservados. Da Idade Média ficaram-nos testemunhos da arquitectura militar, de que o Castelo da Feira será o mais imponente e representativo. Mas é na arquitectura religiosa que a monumentalidade atinge a sua máxima expressão: conventos, igrejas e cruzeiros — do românico ao barroco — são muitas vezes o espelho do passar do tempo, através de intervenções sofridas em épocas variadas.

Após a reconquista, com base na antiga divisão administrativa dos conventos, três pólos de desenvolvimento se evidenciaram na região: o Mosteiro de Cucujães, o Mosteiro de Arouca e o Castelo de Santa Maria da Feira. O Castelo da Feira, sendo um local de pagamento de tributo era local privilegiado de comércio de produtos vários, pelo que em seu redor se foi instalando a população, dando origem à actual cidade de Santa Maria da Feira.

Até à sua elevação a cidade em 14 de Agosto de 1985, era conhecida como Vila da Feira.

Património

  • Carvoeiro - Canedo
  • Castelo de Santa Maria da Feira
  • Castro de Romariz
  • Centro Histórico de Santa Maria da Feira
  • Convento dos Lóios
  • Guimbras
  • Quinta do Castelo
  • Casa da Quinta do Engenho Novo
  • Zoo de Lourosa - Parque Ornitológico Municipal

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santa Maria da Feira","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.