Santa Maria do Castelo é uma freguesia portuguesa da cidade de Alcácer do Sal, com 461,77 km² de área e 4.268 habitantes (2001). Densidade: 9,2 h/km².
A freguesia de Santa Maria do Castelo é considerada a maior freguesia do país, limitada a nascente pela “Estrada do Algarve”. Abrange parte do núcleo urbano de Alcácer do Sal e um vasto território rural que se estende por toda a zona do estuário do Sado.
Localidades
Os lugares que integram esta freguesia, apesar de distantes ente si e divididos pelas duas margens do rio Sado, conhecem as mesmas dinâmicas sociais, económicas e demográficas. A herdade do Pinheiro, Monte Novo de Palma, Palma, Quinta do Ouvidor, Alberge, Bairro de São João, Bairro do Olival Queimado, Majapoas, Bairro da Quintinha, Monteira, Batalha, Cachopos, Montevil, Montalvo, Monte Novo do Sul, Asseiceira, Albergaria, Foros de Albergaria e as zonas urbanas da cidade de Alcácer do Sal constituem as localidades da freguesia.
Economia
Grande parte da população tem tradição secular de subordinação a trabalhos como a criação de gado e a actividades agrícolas por conta de outrem. O sector secundário, até há bem pouco tempo era dominado pelas unidades transformadoras de produtos agrícolas (tomate, arroz e pinhão). A pesca, agricultura, indústria de tomate, pinhão, cortiça e pinha são as actividades económicas que possibilitam o desenvolvimento desta freguesia.
Cultura
Tem por tradição a ornamentação de ruas em ocasião da comemoração das Festas Populares e das marchas populares. São ainda celebradas, a Festa do Senhor dos Mártires, a Feira Nova de Alcácer e a Pimel. O artesanato da freguesia é composto pelas artes de correaria, olaria, ferraria, trabalhos em couro e em cortiça.
Como parte integrante do Alentejo, este traz grandes influências para a sua gastronomia, nomeadamente as migas com entrecosto, carne de porco à alentejana, ensopado de borrego, ensopado de enguias, enguias fritas, choco frito, cozido à portuguesa e cabidela. Na doçaria, poder-se-á encontrar as conhecidas pinhoadas, rebuçados de ovos, bolo de mel, tarde de pinhão e os bolos de pinhão.
Património
- Solar dos Salemas
- Castelo de Alcácer do Sal
- Estação arqueológica do Senhor dos Mártires ou Olival do Senhor dos Mártires
- Igreja da Misericórdia de Alcácer do Sal
- Sítio arqueológico de Abul ou Feitoria de Abul
- Igreja do Senhor dos Mártires, Capelas de São Bartolomeu e de Maria Resende
- Igreja do Espírito Santo (Alcácer do Sal)
- Igreja de Santa Maria do Castelo (Alcácer do Sal) ou Igreja Matriz de Alcácer do Sal
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Alcácer do Sal - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários