Santo Aleixo

Santo Aleixo
Monforte



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santo-aleixo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Santo Aleixo é uma freguesia portuguesa do concelho de Monforte, com 58,48 km² de área e 787 habitantes (2001). Densidade: 13,5 hab/km².

História

A presença humana nesta freguesia remonta ao período neolítico, através da presença de várias antas nos actuais limites administrativos.

Diversos autores afirmam que terá sido um pequeno “opidium” durante a época romana. Foi conquistada pela primeira vez ao muçulmanos no ano de 1139 por D. Afonso Henriques, aquando da sua ofensiva contudo, voltou para a posse dos muçulmanos pouco tempo depois, tornando-se uma zona muito desabitada (praticamente erma) e destruída pela guerra.

Em data ainda incerta, é reconquistada a sua posse. Deste modo, D. Afonso III no ano de 1257 recuperou-a e concedeu-lhe Carta de Foral concedendo amplos privilégios e regalias aos seus moradores e habitantes como forma de fixar a população.

A Câmara Municipal de Monforte em 1898, tomou uma decisão que alterou para sempre o traçado morfológico da zona mais nobre desta localidade situada no interior da muralha; ou seja, o alargamento e embelezamento da antiga Praça Pública de Monforte.
Para alcançar este objectivo destruíram-se diversos prédios em grande degradação e suprimiu-se uma rua central, adquirindo a configuração espacial que possuí actualmente.

Já nos inícios do século XX (1910) a instauração da República Portuguesa, trouxe consigo uma outra alteração bastante significativa no traçado da Morfologia Urbana desta área da Vila de Monforte. Com efeito após a instauração do Regime Republicano e como consequência directa da Lei da Nacionalização dos bens da Igreja, O Convento do “Bom Jesus” desta Vila foi vendido por parcelas aos particulares assistindo-se à sua total desagregação e destruição física. Deste modo, entre 913 e 1928 a sua estrutura numerária e totalmente partida ao meio e constrói-se uma nova avenida denominada “Av. Marquez da Praia e de Monforte” prestando homenagem ao seu último proprietário.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santo Aleixo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.