Santo Aleixo de Além-Tâmega

Santo Aleixo de Além-Tâmega
Ribeira de Pena



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santo-aleixo-de-alem-tamega","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Santo Aleixo de Além-Tâmega é uma freguesia portuguesa do concelho de Ribeira de Pena, com 12,30 km² de área e 447 habitantes (2001). Densidade: 36,3 hab/km².

Localidades

Além da sede, a freguesia conta ainda com as seguintes anexas:

Heráldica

Parecer emitido pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses a 11 de Setembro de 2002, nos termos da alínea q) do nº 2 do artigo 17º. Do Decreto-Lei nº 169/99 de 18 de Setembro, sob proposta desta Junta de Freguesia, em sessão da Assembleia de Freguesia de Dezembro de 2002. Publicado no Diário da República nº 60 de 12 de Março de 2003. Os Símbolos Heráldicos da Freguesia encontram-se registados na Direcção Geral das Autarquias Locais com o nº 133/2003 de 06 de Maio de 2003.

Brasão

Escudo de prata, com duas palas ondadas de azul, carregada cada uma com uma burela ondada do campo; brocante, ponte pênsil de vermelho, firmada nos flancos; em chefe, abelha de negro, realçada de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «SANTO ALEIXO de ALÉM-TÂMEGA».

Bandeira

Vermelha. Cordão e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.

Selo

Nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Santo Aleixo de Além-Tâmega - Ribeira de Pena».

Festas e romarias

Como acontece um pouco por todas as aldeias e vilas de Trás-os-Montes, as festas têm um cariz importante, Santo Aleixo não é excepção.

Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos

Realiza-se no mês de Agosto. Consta de missa e procissão, com os andores enfeitados com variadas flores que existem na aldeia e as oferendas em dinheiro para pagar promessas feitas. Esta festa tem um grande valor religioso, pois é nesta altura do ano que os naturais residentes fora da aldeia, quer no país, quer no estrangeiro, voltam à sua terra natal.

Festa de Santo Aleixo

Tem lugar a 17 de Julho, em Santo Aleixo.

Festas de São Pedro

Realiza-se a 29 de Junho, em Bragadas.

Património

Igreja Matriz de Santo Aleixo

Foi reconstruída há poucos anos, tendo sido ampliada integrando-se nela uma capela anexa dedicada a Na. Senhora da Conceição. Aqui se mantém um túmulo existente desde a data da sua edificação.

Capelas

Capela de São Pedro em Bragadas

Mandada construir pelo capitão-mor da Casa de Barroso, para lhe servir de túmulo.

Nichos e Alminhas

  • Nicho da Imaculado Coração de Maria
  • Alminhas de Nosso Senhor dos Milagres, em Santo Aleixo
  • Alminhas de Nossa Senhora de Fátima em Bragadas, datam de 1880

Casas Senhoriais

- Casa da Aldeia, construída no século XVIII por António Sanches de Carvalho Pimenta
- Casa do Fragão
- Casa da Fecha, é de construção setecentista e foi mandada construir por Gaspar Francisco de Carvalho
- Casa da Corga
- Casa do Barroso na aldeia de Bragadas, encontra-se ligada ao romance "História de Uma Porta" de Camilo Castelo Branco

Ponte Pênsil

Perdida no meio da vegetação ribeirinha do Rio Tâmega, a unir as duas margens e populações de Santo Aleixo de Além Tâmega e Salvador, em Ribeira de Pena, encontra-se uma Ponte de Arame ou Ponte Pênsil, cuja construção remonta a 1913. A Ponte está suspensa por arames retorcidos sobre si mesmos. E são mais de uma centena que se contorcem num cumprimento de quase 20 metros. A força de suspensão enterradas nas fragas, em ambas as margens do rio Tâmega, oferece a garantia de segurança na sua travessia. Um percurso que é feito pelo passadiço de 1,5 metros de largura em madeira, que é também a base dos cabos de arame que dão origem às paredes laterais da estrutura.

Actualmente fora do uso para que foi construída, esta “ponte do engenho” já mereceu a atenção do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), apontando como peculiaridade do monumento o facto de a ponte estar suspensa por arames retorcidos sobre si mesmos. Actualmente, a manutenção da ponte está a cargo da Câmara Municipal de Ribeira de Pena que, no final do ano passado, procedeu à recuperação do passadiço de madeira. Cuidados que, no entender do IPPAR são imprescindíveis, considerando mesmo que, este monumento deveria estar classificado face ao valor municipal que representa. Enquanto tal não acontece, uma certeza persiste:
Este ex-libris da região de Trás-os-Montes continua suspenso, à espera de uma visita por parte dos mais curiosos.

História da construção

Conta a tradição que a Ponte de Arame de seu nome nasceu de uma ideia de um padre engenhoso, Álvaro Pimenta, natural de Santo Aleixo de Além Tâmega mas, pároco do Salvador. Estando o Natal à porta e vivendo-se, naquele ano, um Inverno excepcionalmente rigoroso, o padre viu-se impedido de ir a casa em época tão importante. Mais ainda, não havendo em Santo Aleixo nenhum local de abastecimento dos mantimentos para a consoada, com o rigor do clima a não acalmar, as águas tumultuosas a provocar uma perigosa correnteza, a travessia para a outra margem para comprar presentes e o tradicional bacalhau para a consoada, estava posta em causa. Antevendo uma quadra de abstinência e de jejum, teve ideia de fazer chegar o bacalhau do lado de lá do rio utilizando um cabo de arame e uma roldana. Mas há também quem diga que o impaciente padre tentou resolver o problema do abastecimento do bacalhau, recorrendo ao sistema de envio por foguetes, com a ajuda de um seu empregado que estava do lado de lá da ponte. Contudo, o dito não teve competência para o efeito ou a força do foguete não foi a bastante, para que o feito não tivesse sido feito. E assim, foram dados os primeiros passos para a união das freguesias de Santo Aleixo de Além Tâmega e de Salvador, pelas suas margens.

Outros locais

  • Fontes
  • Relógio de Sol, situa-se na aldeia de Bragadas.
  • Lagar de Azeite, com a roda que ao ser movida pela força da água fazia girar as mós para transformação da azeitona em pasta. Actualmente encontra-se desactivado, mas em bom estado de conservação. Localiza-se no lugar de Bragadas.
  • Solar da Aldeia
  • Moinhos Comunitários na aldeia de Santo Aleixo. Eram utilizados pela pessoas para moerem a farinha de milho.

Associativismo

Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Bragadas

A Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Bragadas é importante para a população de Santo Aleixo, pois promove torneios de futebol, malha e pesca para grande entusiasmo da população. Anualmente realiza também a matança do porco, ajudados por populares, fazendo à noite à noite um jantar onde todos convivem. Na associação, está a ser dado um curso de “Iniciação Musical” com bastante adesão do pessoal da freguesia.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santo Aleixo de Al\u00e9m-T\u00e2mega","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.