Santo Estêvão das Galés

Santo Estêvão das Galés
Mafra



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santo-estevao-das-gales","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Santo Estêvão das Galés é uma freguesia portuguesa do concelho de Mafra, com 18,46 km² de área e 1.620 habitantes (2001). Densidade: 87,8 hab/km².

Até 1886, fez parte do concelho de Olivais, sendo então integrado no concelho de Mafra. É uma freguesia rural com actividades essencialmente no sector primário (criação de gado e produção de queijo).

Situado numa das regiões mais acidentadas do concelho de Mafra, Santo Estêvão das Galés encontra-se no sul do concelho e está rodeada de montanhas e vales, com pinheirais e cursos de água que formam pequenas cascatas. É delimitada pelas freguesias de Malveira, a norte; Lousa, do concelho de Loures, a sul; Milharado, a nascente; e Almargem do Bispo, do concelho de Sintra, a poente.

Localidades

Nesta freguesia devem considerar-se para além da localidade de Santo Estêvão também as aldeias de Rogel, Carcavelos, Montemuro, Santa Eulália, Galés, Avessada, Monfirre, Bocal, Portela, Casal Sequeiro, Casal Cuco, Quintas, Vale de Uge, Choutaria e Alto da Urzeira.

História

A antiguidade de Santo Estêvão das Galés pode ser atestada através de um túmulo romano, com cerca de dois mil anos, que foi encontrado em Monfirre.

Em termos administrativos, fez parte do extinto concelho dos Olivais e depois do de Loures, após o que passou para o de Mafra. A nível eclesiástico, foi um curato anual da apresentação do povo.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santo Est\u00eav\u00e3o das Gal\u00e9s","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.