Santo Estêvão

Santo Estêvão
Tavira



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santo-estevao-tavira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Santo Estêvão é uma freguesia portuguesa do concelho de Tavira, com 26,36 km² de área e 1 287 habitantes (2001). Densidade: 48,8 hab/km². A sua origem remonta a 1597.

A freguesia de Santo Estêvão situa-se em pleno barrocal algarvio e conta com 1.195 habitantes distribuídos por uma área de 2.640 hectares. A sua população vive, essencialmente, da exploração agrícola e da produção de citrinos.

De características geográficas únicas, esta freguesia integra um vasto património natural e um património arquitectónico que dignifica o contexto em que Santo Estêvão se ergue. A criação desta freguesia remonta ao século XVI (1597), no entanto o seu desenvolvimento verificou-se com maior incidência no início do século XX. Segundo relata a história, Santo Estêvão era uma freguesia espalhada na imensidão do verde dos montes, tendo a igreja como ponto central. A produção de alfarroba, figo, amêndoa, vinho, cal, lenha, carvão e caça desempenhavam um importante papel no crescimento económico.

Das actividades artesanais que, ainda, perduram destaca-se a cestaria em verga ou cana, as rendas, cadeiras em tabua e a destilaria. A nível da gastronomia, os enchidos e outros derivados do porco, o pão caseiro, os doces regionais de amêndoa e os frutos secos marcam os sabores desta zona do concelho.

Aprecie os encantos desta freguesia e desfrute aquilo que de melhor o barrocal lhe pode proporcionar.

Património

Igreja Matriz

No coração da aldeia encontra-se a Igreja. Este edifício, inicialmente uma ermida tardo-medieval, evoluiu no seu aspecto original devido a importantes obras realizadas no século XVIII. No século XIX, a sua fachada foi remodelada e, em 1903, o seu portal principal foi reconstruído. No interior da nave encontram-se imagens dos séculos XVII e XVIII.

Casas Típicas

No decorrer da visita observe as típicas casas algarvias com as platibandas recortadas sob o azul do céu.

Moinhos de Vento

Aproveite, ainda, para conhecer os moinhos de vento. Tratam-se de construções típicas em que se aproveitava a energia eólica para moer cereais. Actualmente, poucos desempenham essa função, pois, de um modo geral, ou estão em ruínas ou convertidos em habitações.

Espaços Naturais e de Lazer

Pêgo do Inferno

Já fora da aldeia encontra um dos mais apetecíveis e aprazíveis espaços naturais do concelho, situado a cerca de 7 Km da sede do concelho, na zona da Assêca. Zonas de sombra e de estadia convidam ao descanso neste local envolto em serenidade.

Moinhos da Rocha

Perto do Pego do Inferno pode, também, visitar os Moinhos da Rocha (o da Rocha de Cima, Rocha de Baixo e Rocha do Meio), os quais fazem parte de uma propriedade com o mesmo nome. Os moinhos remontam ao antigo reguengo e destinavam-se à produção de farinha de cereais.

Visitas Panorâmicas

Esta freguesia possui, também, na sua essência locais que, por si só, possibilitam a apreciação de vistas panorâmicas, é o caso do Passal, Monte Agudo, Malhão, da Sinagoga e de Estiramantens.

Observatório Astronómico

Os entusiastas da natureza e da ciência podem visitar, no Sítio do Malhão, a CDEPA - Casa de Estudo para Astronomia. Trata-se de um centro científico informal e de uma pacata vila de férias e de visitas com a exclusiva vantagem de proporcionar aos visitantes condições e equipamentos para a observação, estudo e pesquisa do Cosmos ou simplesmente apreciação do límpido céu algarvio.

A vila da CDEPA funciona numa bonita e típica quinta com data de construção de 1885, tendo sido preservado todo o estilo rústico das vivendas algarvias. Este espaço reúne condições para a observação de aves, para a realização de longas caminhadas e apreciação do que a natureza tem de mais belo. É um local tranquilo não só para os interessados em astronomia, mas também para familiares e amigos.

O observatório da CDEPA está situado na parte mais alta da área, numa colina contemplando o Vale da Assêca, a uma altitude de 140 metros acima do nível do mar.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santo Est\u00eav\u00e3o","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.