Santuário do Bom Jesus do Monte

Santuário do Bom Jesus do Monte
Tenões

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santuario-do-bom-jesus-do-monte","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"tenoes","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


O Santuário do Bom Jesus do Monte ou Santuário do Bom Jesus de Braga é um local religioso e turístico localizado em Tenões, uma freguesia dos arredores de Braga. O Bom Jesus possui uma grande igreja, um escadório por onde passa a Via Sacra do Bom Jesus, uma mata (Parque do Bom Jesus) alguns hotéis e um elevador hidráulico centenário.

Sítio magnífico, onde se conjuga a obra da natureza com a notável obra do homem. O Santuário do Bom Jesus do Monte encontra-se no cimo do Monte Espinho, rodeado de uma frondosa mata. A construção é dos séculos XVIII e XIX, cruzando os estilos barroco, rococó e neoclássico. Composto pelas capelas da Via Sacra e pela Igreja, uma monumental alameda e escadaria pontuada por estátuas e fontes simbólicas, este modelo teve amplas repercussões em Portugal e no Brasil. O santuário do Bom Jesus serviu de inspiração a numerosas construções pelo mundo fora como o Bom Jesus de Congonhas, em Congonhas, Brasil, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, entre outros.

Conta a lenda que alguém colocou uma cruz no cimo do Monte Espinho e começaram a acontecer peregrinações naquele local. Nos 4º Domingos da Quaresma realizam-se procissões da Via Sacra e no quinto Domingo da Quaresma, uma procissão de penitência; existem outras festividades, nomeadamente, o Domingo de Ramos e o Divino Espírito Santo.

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

História

Igreja

Foi projectado pelo arquitecto Carlos Amarante, por encomenda do Arcebispo D. Gaspar de Bragança, para substituir uma primitiva igreja, mandada construir por D. Rodrigo de Moura Teles que se encontrava em ruínas. As obras começaram em 1 de Junho de 1784, tendo ficado concluídas em 1811. É um dos primeiros edifícios neoclássicos em Portugal.

A fachada é ladeada por duas torres e termina num frontão triangular. Aos lados da porta principal, em nichos, entre as colunas de seis metros de altura, as estátuas dos profetas Jeremias e Isaías, com inscrições em latim. A meio, por cima do grande janelão e escudo de D. João VI, que em 1822 concedeu ao santuário as mesmas honras e prerrogativas da misericórdias.

Escadório

Os Escadórios do Bom Jesus vencem um desnível de 116 metros e estão divididos em três partes.

Elevador

O Elevador do Bom Jesus é um funicular que liga a parte alta da cidade de Braga ao Santuário do Bom Jesus do Monte; é gerido pela Confraria do Bom Jesus do Monte. O elevador segue um percurso paralelo a uma escadaria monumental conhecida como Escadórios do Bom Jesus e termina na sua parte superior junto à estátua equestre de São Longuinhos.

O elevador funciona sobre uma rampa e é constituído por duas cabines independentes, ligadas entre si por um sistema funicular do tipo endless rope. O seu funcionamento baseia-se no sistema de contrapeso de água. As cabines têm um depósito que é cheio de água, quando estão no nível superior, e vazio no inferior. A diferença de pesos obtida permite a deslocação. No elevador do Bom Jesus, a quantidade de água é calculada em função do número de passageiros que pretendem efectuar viagem em cada sentido.

História

Inaugurado em 25 de Março de 1882, a sua construção foi iniciada em Março de 1880 o Elevador do Bom Jesus, em Braga, constituiu o primeiro funicular construído na Península Ibérica. A iniciativa da sua construção deveu-se ao empresário bracarense Manuel Joaquim Gomes (1840-1894) e a direcção do respectivo projecto foi do engenheiro suíço Niklaus Riggenbach. Este, que a partir do seu país natal enviava todas as indicações necessárias para a construção do Elevador, contou com a imprescindível colaboração técnica e prática do engenheiro português de ascendência francesa Raul Mesnier du Ponsard, que em Braga dirigiu a execução do projecto.

O Elevador do Bom Jesus é actualmente o mais antigo do mundo em serviço a utilizar o sistema de contrapeso de água. O seu impacte foi de tal ordem que logo nesse mesmo ano, se constituiu em Lisboa a Companhia dos Ascensores, que convidou Raul Mesnier para projectar e instalar na capital uma série de elevadores — Lavra, Glória, Bica, Santa Justa, etc —, uma parte dos quais ainda hoje se encontra em funcionamento.

Reparações efectuadas em 1946 utilizaram material oriundo do desmantelamento do Comboio do Monte, no Funchal.

Estátua de São Longuinhos

A Estátua de São Longuinhos situa-se no Terreiro de Moisés, no Santuário do Bom Jesus do Monte. A estátua equestre está sobre um penedo onde existira a torre da primitiva Igreja do Bom Jesus, e representa São Longuinhos. É um soldado de avantajada estatura, com escudo e lança tudo de granito da região. Foi oferecida em 1819 por Luís de Castro de Couto de Pico de Regalados e executada pelo escultor Pedro José Luís.

Parque

O Parque do Bom Jesus é constituido por uma mata, jardins, vários lagos artificiais (o maior com barcos para alugar), um campo de ténis, jardim infantil, establecimentos de restauração, praças como o Terreiro dos Evangelistas etc.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santu\u00e1rio do Bom Jesus do Monte","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ten\u00f5es, 70 braga im\u00f3vel-de-interesse-p\u00fablico santu\u00e1rio-do-bom-jesus-do-monte ten\u00f5es, -Santu\u00e1rio do Bom Jesus do Monte","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.