São Bento do Mato

São Bento do Mato
Évora



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sao-bento-do-mato","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


São Bento do Mato é uma freguesia portuguesa do concelho de Évora, com 66,55 km² de área e 1.343 habitantes (2001). Densidade: 20,2 h/km². A sede da freguesia situa-se na vila de Azaruja. Faz parte desta freguesia o aglomerado populacional das Courelas da Azaruja.

História

A freguesia de São Bento do Mato parece ter origem no século XVI, data em que o seu território terá sido separado da vizinha freguesia de São Miguel de Machede. Pertenceu ao extinto concelho de Evoramonte até cerca de 1836, data em que transitou para o município de Évora. A vila de Azaruja começou a ter importância na segunda metade do século XVIII, no local situado a cerca de dois quilómetros da igreja paroquial. Aí se desenvolveu a indústria corticeira, que ainda hoje é a principal actividade da vila. A Azaruja teve efemeramente, durante o século XIX, o nome de Vila Nova do Príncipe. Para o desenvolvimento populacional da freguesia contribuiu também, no final do século XIX, o Conde de Azarujinha, que aforou as suas propriedades em courelas, dando origem à fixação de rendeiros. Nesta situa-se também o antigo Santuário de Nossa Senhora do Carmo, que até às duas primeiras décadas de 1900 foi um importante centro de peregrinações. Os principais acontecimentos desta freguesia são as Festas do Divino Espírito Santo (Maio/Junho) e a Feira Anual (2º Domingo de Setembro). São Bento do Mato é a mais populosa e desenvolvida freguesia rural do termo de Évora.

Património

  • Anta da Herdade do Zambujal
  • Pelourinho de Azaruja
  • Igreja de São Bento do Mato e Dólmen anexo
  • Palácio do Conde de Azarujinha
  • Praça de Touros
  • Ermida de Nossa Senhora do Monte do Carmo

Junta de Freguesia de São Bento do Mato

O actual Presidente da Junta de Freguesia de São Bento do Mato é João Leocádio Correia Ricardo, eleito em9 de Outubro de 2005,nas listas do Partido Socialista, para um terceiro mandato.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"S\u00e3o Bento do Mato","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.