São João da Madeira

São João da Madeira
Sub-região Entre Douro e Vouga



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sao-joao-da-madeira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


São João da Madeira é uma cidade portuguesa da Grande Área Metropolitana do Porto, situada na região Norte e sub-região Entre Douro e Vouga, com cerca de 21.102 habitantes (2001).

É sede do mais pequeno município português, possuindo apenas 8,11 km² de área, correspondendo à área da cidade, o que lhe confere uma elevada densidade populacional: 2.601,97 hab/km².

O município é limitado a norte pelo município de Santa Maria da Feira e e em todas as outras direcções por Oliveira de Azeméis.

São João da Madeira é um dos cinco municípios de Portugal com uma única freguesia. Tornou-se um município autónomo da vizinha Oliveira de Azeméis em 11 de Outubro de 1926, tendo sido elevado ao estatuto de cidade em 28 de Junho de 1984, pela lei n.º 13/84.

Freguesia

História

A 11 de Outubro de 1926, e como refere Maurício Antonino Fernandes na Monografia "São João da Madeira - Cidade do Trabalho", é concedida ao Povo Sanjoanense a sua "carta de alforria", que lhe garantiu a partir dessa data a sua autonomia administrativa em relação a Oliveira de Azeméis.

São João da Madeira é neste momento uma cidade em transformação, pretendendo reassumir-se como o grande centro de toda a região norte de Aveiro. Este pequeno concelho sofre ainda hoje o paradigma da sua reduzida dimensão. O seu forte desenvolvimento na segunda metade do século XX, levou a que a área urbana da mesma ultrapassasse os seus reduzidos 8 km², levando a que freguesias de concelhos vizinhos vissem a sua população aumentar desmesuradamente. A sua verdadeira área urbana possuiu cerca de 40 mil habitantes, fruto da população de freguesias como Cucujães (11.000), São Roque (5.000), Milheirós de Poiares (4.000) e Arrifana (8.000). Tornando esta cidade industrial um dos maiores e melhores centros urbanos de Portugal.

Heráldica

Brasão

O brasão municipal foi concebido logo após a emancipação concelhia, em 1926, por um ilustre sanjoanense, o Padre Dr. Serafim Leite. As cinco torres da coroa mural ou timbre significam que tem a categoria de Cidade. A barra a negro, em chefe, no escudo, contendo a palavra LABOR, pretende significar que foi à custa do trabalho dos seus "Unhas Negras" que São João da Madeira se desenvolveu e emancipou. A fábrica, na pala direita, recorda o ânimo industrioso e empreendedor do seu Povo. O feixe, na pala esquerda, aponta a sua base agrícola inicial e o bairrismo dos seus naturais. Os esmaltes de prata e verde coadunam-se com os símbolos nele representados.

Armas

Escudo partido em pala, sobrepondo-se-lhe uma barra de negro, onde está inscrita a palavra LABOR a letras douradas; à direita é esmaltado de prata, sobressaindo a vermelho vivo o perfil de uma fábrica; à esquerda é esmaltado de verde, com um feixe erguido de parras de trigo dourado. Coroa mural de cinco torres de prata. Listel branco com a inscrição: "CIDADE DE S. JOÃO DA MADEIRA".

Bandeira

Esquartelada de preto e amarelo, com as mesmas armas ao centro; cordões e borlas de ouro e púrpura; fita branca com alinhavos pretos; haste e lança douradas.

Selo

Circular, tendo ao centro as memas peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"S\u00e3o Jo\u00e3o da Madeira","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.