São João da Pesqueira é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região Douro, com cerca de 2.000 habitantes a 850 metros de altitude.
É sede de um município com 267,56 km² de área e 8.653 habitantes (2001), subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo Douro e o município de Alijó, a nordeste por Carrazeda de Ansiães, a leste por Vila Nova de Foz Côa, a sueste por Penedono, a sul por Sernancelhe, a oeste por Tabuaço e a noroeste por Sabrosa.
Vila do vinho generoso (vinho do Porto) na região demarcada do Douro criado pelo Marquês de Pombal que viveu na Pesqueira quando era novo. São João da Pesqueira tem lindas paisagens e um espectacular miradouro acima da barragem da Valeira chamado São Salvador do Mundo (Ermo) com capelas, e muito antigo. Também dentro de uma pequena gruta viveu e morreu frei Gaspar (1594-1615).
Classificado em 2001, como parte integrante do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial, o concelho de São João da Pesqueira, prima pelo carácter de unicidade da paisagem construída, assente na cultura da vinha e do vinho, e no quotidiano das populações que aqui diariamente contribuem para a sua constante transformação.
Freguesias
- Castanheiro do Sul
- Ervedosa do Douro
- Espinhosa
- Nagoselo do Douro
- Paredes da Beira
- Pereiros
- Riodades
- São João da Pesqueira (freguesia)
- Soutelo do Douro
- Trevões
- Vale de Figueira
- Valongo dos Azeites
- Várzea de Trevões
- Vilarouco
Foral mais antigo
Os municípios (ou concelhos) portugueses são a subdivisão territorial mais consistente que o país teve ao longo dos seus 900 anos de história. Entre os municípios mais antigos de Portugal, que precedem a própria independência do país, estão Coimbra e Santarém, fundados respectivamente em 1085 e 1095. Contudo é São João da Pesqueira (distrito de Viseu) o mais antigo município português, tendo sido fundado em 1055.
Região Demarcada do Douro
O município de São João da Pesqueira fica no coração da Região Demarcada do Douro. A freguesia sede recebeu o mais antigo foral de que há memória. Para além do património edificado, São João da Pesqueira prima pelas belíssimas paisagens, com os vinhedos como marca dominante. As amendoeiras em flor alegram os Invernos e o município tem como raiz e identidade o rio Douro. A singularidade das paisagens é completada por povoações pitorescas, encravadas nas encostas, vizinhas dos vinhedos nos socalcos de xisto.
Mais de metade da sua área (setentrional) expande-se dentro dos limites da Região Demarcada do Douro sendo o Concelho um dos maiores e melhores produtores de Vinho Fino ou generoso, mundialmente conhecido por Vinho do Porto e onde se instalaram as primeiras empresas do sector com representatividade nacional. Os vinhos generosos (finos) e de mesa são o suporte mais importante do sector primário, com expoente nas duas adegas cooperativas (nas freguesias sede do concelho e Trevões). Para além das quais conta ainda com a Quinta da Nogueira (privada), bem como outras Quintas (produtoras/ exportadoras) de estrutura e dimensão empresarial que somam mais de 75 quintas espalhadas pela área do município pesqueirense (algumas fora da região demarcada do Douro). Quintas estas que ajudam a conferir ao Concelho o seu carácter rural e fundiário.
Por estar integrado na Região Demarcada do Douro, o Concelho de São João da Pesqueira é aquele que apresenta a maior área na zona classificada de Património mundial, reconhecido pela sua antiguidade, pelos seus terraços e pelo cruzamento de culturas. É esta conjugação de factores que fazem dele o ex-libris da região do Douro.
A par da vinha (e do vinho) que reforçou a sua presença aqui através da reconversão de outras culturas que lhe cederam lugar (cereais, oliveira, figueira e amendoeira), o concelho é ainda um bom produtor de carnes, de fruta e de produtos florestais, com a silvicultura a marcar destaque na zona meridional (mais fria).
Assim, o Concelho apresenta um clima predominantemente continental com invernos muito frios e verões muito quentes, forte condicionante das culturas. Por não haver mais terra, as arribas alcantiladas (tipicamente alto-duriense), de escasso húmus, usufruíram do engenho e da mão do homem que favoreceram a construção dos admiráveis socalcos que trepam do grande Rio às cumeadas azulinas das montanhas; e que não deixam indiferentes aqueles que por cá passam.
Economia
A agricultura é a principal actividade económica em São João da Pesqueira, ocupando mais de metade da população activa. A indústria, o comércio e os serviços empregam apenas uma pequena parte da população. Na agricultura, a vinha assume uma importância vital. A freguesia de Ervedosa tem os mais altos valores de produção de Vinho do Porto, na Região Demarcada do Douro. São João da Pesqueira cresceu e consolidou-se com o desenvolvimento da viticultura. O rio Douro foi desde cedo a rota privilegiada das relações comerciais com o litoral, para onde os famosos vinhos eram transportados, rumo à fama e à fortuna.
O azeite e a amêndoa constituem também uma parte importante da produção agrícola de São João da Pesqueira. Pouco antes da Primavera, o espectáculo das amendoeiras em flor desdobra-se pelos horizontes sinuosos, constituindo um verdadeiro motivo de atracção turística.
Gastronomia
O cabrito assado no forno é o prato mais típico de São João da Pesqueira. São também famosas as alheiras, o bolo de Páscoa e as bolas de carne e de azeite. Os biscoitos económicos de Ervedosa são muito apreciados. Na doçaria tradicional destacam-se, a bola de amêndoa, as cavacas e o bolo negro de Soutelo do Douro. O mel de Vilarouco também é muito apreciado. Mas a gastronomia de São João da Pesqueira tem nos seus vinhos o ponto mais alto e delicado.
Artesanato
Do artesanato tradicional, já pouco subsiste, mas é ainda possível encontrar alguns funileiros, sapateiros e cesteiros à moda antiga.
Feiras e Romarias
A Feira da Senhora do Monte é uma das mais representativas e concorridas da região. No dia 1 de Setembro, dia de feira anual, realiza-se corrida de cavalos, concurso pecuário e corrida de toiros. Na primeira semana de Setembro, decorre a Vindouro – Festa da Vinha e do Vinho do Douro. Exposição de Vinhos, visitas a quintas, palestras e colóquios relacionados com a cultura da vinha, leilão de vinhos, jantar e mercado pombalino, são algumas das actividades a salientar neste evento de promoção de todo o concelho de São João da Pesqueira.
No dia do Corpo de Deus realiza-se uma romaria a São Salvador do Mundo. No último domingo de Agosto, é a vez de homenagear Nossa Senhora dos Remédios.
O feriado municipal é a 24 de Junho, dia de São João. Por todo o município, ao longo do ano, realizam-se festas e romarias aos santos padroeiros das freguesias.
Lazer
As terras de São João da Pesqueira têm as condições ideais para a caça e pesca. O javali, o coelho e a perdiz são as espécies que abundam nesta região. O Parque Desportivo e Recreativo da Mata do Cabo, onde se inclui a Piscina e o Parque de Campismo, e o Complexo Turístico da Ferradosa, junto ao rio Douro, possibilitam agradáveis momentos de lazer.
Heráldica
Brasão
De prata, dois sáveis a azul, contra-nadantes e ferrados a uma armação de rio, de negro e acompanhados em orla de oito anzóis de vermelho. Coroa mural e quatro torres de prata. Listel branco, com a legenda «SÃO JOÃO DA PESQUEIRA», a negro.
Bandeira
Esquartelada de azul e branco. Cordões e borlas de azul e prata. Haste e lança douradas.
Selo
Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro dos círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal de São João da Pesqueira”.
Património
São João da Pesqueira integra a Rota dos Vinhos da Europa (GR14) e surge no Douro como um dos mais belos itinerários a conhecer: Monumentos, história, fidalguia, vinha, vinho, calços, patamares imponentes, amendoeiras em flor, achados arqueológicos, arte gastronomia e muito mais.
Edificado
- Rua dos Gatos
- Palácio de Sidrô
- Igreja Paroquial de São Bartolomeu
- Edifício dos Paços do Concelho
- Casa do Cabo
- Pelourinho de Soutelo do Douro
- Igreja Matriz de São João da Pesqueira
- Fonte do Concelho
- Convento de São Francisco
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Sub-região Douro - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários