São João da Talha

São João da Talha
Loures



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sao-joao-da-talha","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


São João da Talha é uma freguesia portuguesa do concelho de Loures, com 5,90 km² de área e 17.970 habitantes (2001). Densidade demográfica: 3.045,8 h/km².

Geografia

Localizada na metade oriental do concelho, São João da Talha confina com as freguesias da Bobadela, a sul, Unhos, a oeste, São Julião do Tojal, Santa Iria de Azóia, (em Loures), e Vialonga, (no concelho de Vila Franca de Xira), a norte, e ainda com o rio Tejo, a este.

Inclui os sítios de São João da Talha e de Vale de Figueira, e os Bairros da Bela Vista, da Figueira, da Fraternidade e das Maroitas, entre outros.

História

São João da Talha foi até ao século XIV parte integrante da freguesia de Sacavém, sendo referenciada como Sacavém Extra-Muros, ou simplesmente Talha. Reza a lenda que D. Afonso Henriques, deslocando-se para tomar Lisboa, aqui parou e rezou numa velha ermida então existente. Em 1388, D. João I separou as duas freguesias e atribuiu o reguengo de Sacavém Extra-Muros a Nuno Álvares Pereira.

Património

  • Igreja de São João Baptista ou Igreja de São João Baptista da Talha
  • O Cruzeiro tem cerca de 600 anos. Colocado inicialmente frente à Igreja, passou posteriormente para o interior do Cemitério Paroquial. Actualmente encontra-se colocado na Rotunda em São João da Talha.

Heráldica

São João da Talha utiliza a seguinte bandeira e brasão de armas:

Um escudo de prata, São João Baptista de pé, com agnus dei de prata aos ombros, vestido de peles de prata e manto de vermelho, sustendo uma haste crucífera de negro, com lábaro de vermelho carregado com uma cruz firmada de prata, e com o pé esquerdo assente sobre uma talha de barro vermelho, posta em faixa, acompanhado à dextra de uma roda de indústria de negro e, à sinistra, de uma armação de moinho de negro, cordoada do mesmo e vestida de vermelho. Em ponta, cinco faixas ondadas de azul e prata. Uma coroa mural de prata de quatro torres. Um listel branco, com a legenda de negro, em maiúsculas: «S. JOÃO DA TALHA». Bandeira esquartelada de vermelho e branco; cordões e borlas de prata e vermelho.

Até 2003, data da sua elevação a vila, a freguesia de São João da Talha usava um brasão idêntico, excepto no tocante ao número de torres da coroa mural (três em vez das actuais quatro); de igual forma, para reflectir o novo estatuto, a partição da bandeira passou de plana de vermelho para esquartelada de vermelho e branco.

Incineradora

Em São João da Talha, ocupando uma área de 4 hectares, está instalada uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, uma unidade que tem a capacidade de efectuar a queima dos lixos que não separamos e, simultâneamente, produzir energia eléctrica. Por dia, a Central recebe perto de 2.000 toneladas de resíduos e produz energia suficiente para alimentar uma cidade de 150 mil habitantes.

Os resíduos provêm da recolha indiferenciada pelos municípios ou particulares resultando, após o seu tratamento, em energia eléctrica, escórias, sucata ferrosa, cinzas volantes e gases de combustão. A central incineradora, gerida pela empresa Valorsul, tem uma capacidade nominal de processamento de 662 mil toneladas por ano.

EcoParque

Orçado em quase 2 milhões de euros, este equipamento de excelência existe junto à auto-estrada, entre a Rotunda de Vale de Figueira e o Bairro da Fraternidade. Foi o primeiro parque do país a ser construído totalmente com materiais reciclados. O parque foi construído pela Valorsul que, para construir a incineradora em São João da Talha, assumiu como como contrapartida realizar esta obra em benefício da freguesia. O terreno foi adquirido pela Junta de Freguesia e pelas Comissões de Administração dos Bairros Maroitas, Cachoeiras, Alto dos Pinheiros e Mariana Gaita, no quadro de legalização dos bairros.

Com uma extensão de 48.000 metros quadrados, o EcoParque de São João da Talha tem duas praças, uma pista de corrida com 2 km, uma zona de jogos tradicionais, um campo desportivo e um ginásio ao ar livre. Foi inaugurado no dia 8 de Setembro de 2007.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"S\u00e3o Jo\u00e3o da Talha","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.