São João do Peso é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila de Rei, com 12,95 km² de área e 174 habitantes (2001). Densidade: 13,4 hab/km².
Esta freguesia tem como limite, a nascente, a freguesia de Cardigos, concelho de Mação; a ocidente a de Fundada, de Vila de Rei; a norte a de Marmeleiro, concelho da Sertã, e a sul a freguesia de Vila de Rei. Situada ao sul da margem esquerda da Ribeira de Isna, afluente do rio Zêzere, dista da sede de concelho cerca de 12 km, e nela passa a ribeira de Bostelim. Tem por orago São João Batista, tal como indica o topónimo, celebrado todos anos a 24 de Junho.
História
A data da criação desta freguesia não está fidedignamente documentada. Contudo, é de crer, como fazem supor os livros de Registo Paroquial da hoje freguesia vizinha de Fundada que, juntamente com a referida, tivesse sido criada no ano de 1618. À época seria constituída pelos lugares de Algar, Cimo Valongo, São João do Peso, Portela dos Colos e Sesmarias.
A antiga freguesia de São João Baptista da Aldeia do Peso foi curato da apresentação do vigário de Vila de Rei no seu termo. Em 1839 aparece como pertencendo à comarca de Tomar e em 1872 aparece já enquadrada na comarca da Sertã. Por decreto de 7 de Setembro de 1895, o qual suprimiu o concelho de Vila de Rei, foi anexada ao concelho da Sertã, voltando novamente ao primeiro, restaurado por decreto, em 13 de Janeiro de 1898. Apresenta-a, na data de 1758, o padre Francisco Xavier da Silva como possuindo 196 habitantes, distribuídos por 50 fogos pelas povoações já supracitadas.
A sua primeira capela terá sido construída em tempos muito remotos, e era também dedicada ao seu padroeiro, São João Baptista. Situava-se entre as povoações de Varzeas e Algar, num pequeno monte da margem direita da ribeira do Bostelim. Por ser pequena, ou começar a revelar evidentes sinais de degradação, terá sido substituída por uma outra, localizada junto da povoação mais central, o Peso.
Economia
São João do Peso é actualmente uma freguesia que a nível económico depende ainda muito do sector primário, destacando-se neste grupo a agricultura, nomeadamente a olivicultura. Além destas ressaltam o pequeno comércio e a apicultura.
Festas e romarias
- Festa de São João Batista - realiza-se no terceiro fim-de-semana de Agosto.
Património
O edifício da antiga Casa no Povo, a Igreja Matriz, a ponte romana sobre a Ribeira de Isna, o Cruzeiro, a casa senhorial, os moinhos de vento e as fontes de mergulho fazem parte do conjunto patrimonial edificado na freguesia, aqueles que mais ressaltam em importância histórica e arquitectónica. Como locais de interesse turístico importa ainda salientar o museu paroquial, a praia e açude do Cancelas na Ribeira de Isna, que passa na freguesia, e as paisagens.
Personalidades
José Cardoso Pires nasceu nesta aldeia a 2 de Outubro de 1925. Sobre a região, disse certa vez:
"Aquilo é uma terra de 'pês', só deu padres e pedras, pinheiros e polícias. E sobretudo transpira subserviência. (…) É eu não gostar das raízes que tenho. Nunca gostei. Tudo o que me cheira à Beira Baixa, àquela Beira é pior que… para mim tudo o que vem dali é mau."1
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários