São João do Peso

São João do Peso
Vila de Rei



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sao-joao-do-peso","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


São João do Peso é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila de Rei, com 12,95 km² de área e 174 habitantes (2001). Densidade: 13,4 hab/km².

Esta freguesia tem como limite, a nascente, a freguesia de Cardigos, concelho de Mação; a ocidente a de Fundada, de Vila de Rei; a norte a de Marmeleiro, concelho da Sertã, e a sul a freguesia de Vila de Rei. Situada ao sul da margem esquerda da Ribeira de Isna, afluente do rio Zêzere, dista da sede de concelho cerca de 12 km, e nela passa a ribeira de Bostelim. Tem por orago São João Batista, tal como indica o topónimo, celebrado todos anos a 24 de Junho.

História

A data da criação desta freguesia não está fidedignamente documentada. Contudo, é de crer, como fazem supor os livros de Registo Paroquial da hoje freguesia vizinha de Fundada que, juntamente com a referida, tivesse sido criada no ano de 1618. À época seria constituída pelos lugares de Algar, Cimo Valongo, São João do Peso, Portela dos Colos e Sesmarias.

A antiga freguesia de São João Baptista da Aldeia do Peso foi curato da apresentação do vigário de Vila de Rei no seu termo. Em 1839 aparece como pertencendo à comarca de Tomar e em 1872 aparece já enquadrada na comarca da Sertã. Por decreto de 7 de Setembro de 1895, o qual suprimiu o concelho de Vila de Rei, foi anexada ao concelho da Sertã, voltando novamente ao primeiro, restaurado por decreto, em 13 de Janeiro de 1898. Apresenta-a, na data de 1758, o padre Francisco Xavier da Silva como possuindo 196 habitantes, distribuídos por 50 fogos pelas povoações já supracitadas.

A sua primeira capela terá sido construída em tempos muito remotos, e era também dedicada ao seu padroeiro, São João Baptista. Situava-se entre as povoações de Varzeas e Algar, num pequeno monte da margem direita da ribeira do Bostelim. Por ser pequena, ou começar a revelar evidentes sinais de degradação, terá sido substituída por uma outra, localizada junto da povoação mais central, o Peso.

Economia

São João do Peso é actualmente uma freguesia que a nível económico depende ainda muito do sector primário, destacando-se neste grupo a agricultura, nomeadamente a olivicultura. Além destas ressaltam o pequeno comércio e a apicultura.

Festas e romarias

  • Festa de São João Batista - realiza-se no terceiro fim-de-semana de Agosto.

Património

O edifício da antiga Casa no Povo, a Igreja Matriz, a ponte romana sobre a Ribeira de Isna, o Cruzeiro, a casa senhorial, os moinhos de vento e as fontes de mergulho fazem parte do conjunto patrimonial edificado na freguesia, aqueles que mais ressaltam em importância histórica e arquitectónica. Como locais de interesse turístico importa ainda salientar o museu paroquial, a praia e açude do Cancelas na Ribeira de Isna, que passa na freguesia, e as paisagens.

Personalidades

José Cardoso Pires nasceu nesta aldeia a 2 de Outubro de 1925. Sobre a região, disse certa vez:

"Aquilo é uma terra de 'pês', só deu padres e pedras, pinheiros e polícias. E sobretudo transpira subserviência. (…) É eu não gostar das raízes que tenho. Nunca gostei. Tudo o que me cheira à Beira Baixa, àquela Beira é pior que… para mim tudo o que vem dali é mau."1

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"S\u00e3o Jo\u00e3o do Peso","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.