São Mamede de Infesta

São Mamede de Infesta
Matosinhos



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sao-mamede-de-infesta","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


São Mamede de Infesta é uma cidade e freguesia portuguesa do concelho de Matosinhos, com 5,21 km² de área e 23.542 habitantes (2001). Densidade: 4.518,6 hab/km². Elevada à categoria de cidade em 2001.

História

Heráldica

Escudo de vermelho, um monte cosido de negro sainte de um pé de água de cinco faixetas ondadas de prata e azul; brocante em pala, um cajado e uma caldeira, tudo de ouro, acompanhado em chefe de duas cruzes da Ordem de Malta de prata. Coroa mural de prata de cinco torres. Listel branco com a legenda a negro: "CIDADE DE S. MAMEDE DE INFESTA.

Simbologia

As cinco torres representam a elevação de São Mamede de Infesta à categoria de cidade. As cruzes de Malta fazem a ligação histórica à Ordem de Malta (sediada no antigo Balio de Leça) que na Idade Média possuía as terras do "Couto de Leça" (que incluía a actual São Mamede de Infesta). O cajado e a caldeira relembram que esta terra era local de passagem dos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela. O monte cosido de negro representa a encosta ou colina existente nesta povoação (daí a conotação com o nome "Infesta"). As cinco faixetas ondeadas significam as linhas de água que atravessam ou marginalizam esta povoação (Rio Leça, Ribeiro de Picoutos, entre outros).

Associativismo

Bibliografia

  • Monografia sobre São Mamede de Infesta publicado pela Junta de Freguesia

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"S\u00e3o Mamede de Infesta","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.