São Martinho

São Martinho
Alcácer do Sal



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sao-martinho-alcacer-do-sal","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


São Martinho é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcácer do Sal, com 83,86 km² de área e 562 habitantes (2001). Densidade: 6,7 hab/km².

História

Esta freguesia parece ter existido já no século XIII, quando foi doada a Maria Martins, a "Navarra", rendendo 100 libras. Pertenceu à Ordem de Santiago. Existe um aforamento desta herdade em 1440. A primitiva matriz era um local a que chamam "A Freguesia". Em 1862, esta freguesia estava anexada à de Cabrela, do concelho de Montemor-o-Novo.

Em 1864 era independente, mas a 1 de Setembro de 1887, foi anexada à freguesia de Santa Maria do Castelo de Alcácer do Sal. Logo após o 25 de Abril de 1974, a população, especialmente a de Casebres, empenhou-se para que viesse de novo a ser criada a Freguesia de São Martinho.

Assim em Junho de 1983, foi apresentado na Assembleia da República, um Projecto de Lei, para a criação da freguesia, a sua aprovação foi em 30 de Novembro de 1984 pela lei n.º 48/84 Posteriormente, foi publicada no Diário da República 4º suplemento da I série n.º 301 de 31/12/84, a criação da Freguesia de São Martinho, no concelho de Alcácer do Sal, com sede na aldeia de Casebres.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"S\u00e3o Martinho","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.