São Martinho do Porto

São Martinho do Porto
Alcobaça



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sao-martinho-do-porto","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


São Martinho do Porto é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcobaça, com 15,01 km² de área e 2.644 habitantes (2001). Densidade: 176,1 hab/km².

A vila São Martinho do Porto está localizada a 19Km da sede de concelho, Alcobaça e a cerca de 100Km da capital, Lisboa. É a mais famosa e importante estância balnear do concelho. A sua lindíssima baía, de características únicas no país e na Europa em forma de concha perfeita, conferem-lhe propriedades únicas para utilização balnear e prática de desportos náuticos.

Localidades

Compreende, para além do lugar de São Martinho do Porto, o lugar de Serra dos Mangues e Vale do Paraíso.

[[=image flickr:826297290 width="350 px" alt="Panorama da baía - foto da autoria de Vítor Oliveira (Portuguese_eyes)" link="http://terrasdeportugal.wikidot.com/sao-martinho-do-porto"]]
Panorama da baía - foto da autoria de Vítor Oliveira (Portuguese_eyes)

História

A região constituída pela serra da Pescaria e pela serra do Bouro constituiu, em tempos geológicos, uma única ilha. Tendo se dividido, deu origem à baía de São Martinho do Porto.

Em tempos históricos, a povoação é mencionada pela primeira vez referida em uma Carta de Foral passada em 1257 por Frei Estevão Martins, 12º abade do Convento de Alcobaça. A baía foi porto de mar dos coutos de Alcobaça, onde se desenvolviam actividades ligadas à pesca e à construção naval. Foi vila e sede de concelho até 1855. Era constituído inicialmente apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 932 habitantes. Em 1839 foram-lhe anexadas as freguesias de Alfeizerão, Salir do Porto e Serra do Bouro. Tinha, em 1849, 3 596 habitantes.

Dado o desenvolvimento local e a construção do cais, já por volta de 1885 o bairro da praia passou a lembrar uma segunda vila. Hoje a vila é constituída por dois núcleos distintos:

  • a parte baixa, vizinha à praia, mais vocacionada para a actividade turística
  • a parte alta, onde pontificam as moradias tradicionais e a Igreja Matriz

Turismo

A freguesia conta com uma das mais belas praias do país, em uma baía com a forma de uma vieira, de águas calmas e areias brancas e finas.

Apesar do tempo ter diminuído a importância comercial do porto, a sua actividade turística e a vida própria da praia conferem-lhe uma dinâmica especial, nomeadamente durante a época estival.

Baía

A baía é o último vestígio do antigo golfo que se estendia até Alfeizerão até ao século XVI. Com os seus 3 quilómetros de areal, esta bacia marítima de forma elíptica e águas calmas possui também uma barra com 250 metros de abertura, entre os Morros de Santana a sul e do Farol a norte. A vila de São Martinho do Porto desenvolve-se em anfiteatro desde a Capela de Santo António até ao Cais e à praia, seguindo pela Avenida marginal até às dunas de Salir.

Pelas suas características, a baía de São Martinho do Porto foi um dos principais portos do País até finais do século XIX, vindo a perder gradualmente a sua importância com o aparecimento dos navios a vapor. Nos dias de hoje trata-se de um importante porto de recreio e centro de recolha de algas submarinas. Em toda a zona é ainda possível observar espécies de aves pouco comuns como andorinhão real, melro azul, peneireiro, rabirruivo, várias espécies de gaivotas, corvo, entre outras.

Património

  • Igreja Matriz - templo datado do século XVIII. Em seu interior destaca-se, por detrás do altar, uma tela de grandes dimensões, pintada a óleo, com a imagem do milagre de São Martinho.
  • Capela de Santo António - Próximo à praia de Santo António, constitui-se em um pequeno templo no alto de um morro. O seu interior é simples, decorado com apenas duas imagens - a do padroeiro e a da Virgem. No exterior, painéis de azulejos azuis e brancos, representando a lenda do milagre da formação do "lago", ou seja, a baía de São Martinho do Porto.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"S\u00e3o Martinho do Porto","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.