São Pedro da Afurada

São Pedro da Afurada
Vila Nova de Gaia



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sao-pedro-da-afurada","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


São Pedro da Afurada é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, com 1,00 km² de área e 3.442 habitantes (2001). Densidade: 3 442,0 hab/km².

É uma das freguesias da cidade de Vila Nova de Gaia, juntamente com Mafamude e Santa Marinha. É uma localidade piscatória (fica junto ao rio Douro). Fica na margem esquerda (sul) do rio Douro. Na margem direita do rio Douro (lado norte) localiza-se a cidade do Porto.

Festas

O santo padroeiro é São Pedro e a festa que lhe é dedicada realiza-se a 29 de Junho e primeiro Domingo de Julho. Gente de grande devoção, todos os anos os pescadores prestam a devida homenagem ao Santo, com toda a pompa e circunstância onde, para além das cerimónias religiosas, não falta a tradicional sardinha assada com a típica Broa de Avintes e o Fogo de Artifício. Esta festa atinge o seu auge aquando da saída da procissão, cujos andores transportam imagens de Santos e Santas de tamanho natural seguidos pelos seus fiéis devidamente trajados com as tradicionais vestes das gentes da pesca. À passagem defronte ao Rio Douro, procede-se à bênção dos barcos acompanhados pelo toque das sirenes e morteiros.

Durante as festas de São Pedro da Afurada, são colocadas na Praça de São Pedro as imagens da Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo (Padroeira dos Homens do Mar) e de São Miguel o Arcanjo. A Imagem de São Pedro (Padroeiro dos Pescadores) é permanente neste local, pois aqui existia a antiga Igreja da Afurada, cuja fotografia está patente no restaurante "A casa do pescador" mesmo ao lado deste largo. Essa Igreja foi destruída pelas enchentes do Douro.
Foi recentemente alvo de uma profunda intervenção ao nível paisagistico e de ordenação de território, ao abrigo do programa Polis. Apesar da grande mudança, a Afurada está hoje mais bonita e mantém o seu tipicismo.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"S\u00e3o Pedro da Afurada","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.