São Saturnino

São Saturnino
Fronteira



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sao-saturnino","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


São Saturnino é uma freguesia portuguesa do concelho de Fronteira, com 41,34 km² de área e 339 habitantes (2001). Densidade: 8,2 hab/km².

História

A ocupação deste território ascende a eras remotas, existindo abundantes vestígios de ocupação romana na Herdade de São Francisco (mosaicos, telha, cerâmica), em Vale de Paredes e inúmeros monumentos megalíticos na Herdade Grande.

Um topónimo importante na região é Monte dos Frades. Pensa-se corresponder a um prédio de corporação eclesiástica, pertencente à Ordem de Avis, à qual se deve o repovoamento do território de São Saturnino após a Reconquista. Assim, a sua fundação será anterior ao séc. XIV.

Esta freguesia, ao longo dos tempos, adquiriu diferentes nomes: São Saturnino e Vale de Maceiras; São Saturnino de Valongo e, somente, Valongo. O nome São Saturnino remonta ao período visigótico e é um culto pouco vulgar entre nós. O topónimo Valongo talvez provenha de um transporte do culto de Valongo, de Avis, e assim, ter-se-ia aplicado também o topónimo São Saturnino de Valongo. A esse propósito, Baptista de Lima, no segundo volume de Terras Portuguesas, resume:

"São Saturnino pelo nome do santo a quem foi consagrada a igreja e Valongo (Vale Longo) e Vale de Maceiras, pelo vale que perto lhe passa, atravessado pela ribeira de Ana Loura."

O volume 34 da Grande Enciclopédia Portuguesa Brasileira contém a seguinte informação:

"É à Ordem de Avis, estabelecida em Fronteira, que se deve o repovoamento nacional do território de Valongo após a reconquista, na primeira metade do séc. XII. teria sido o respectivo casal uma propriedade directa pertença da freiria e da Idade Média; e as restantes, possuídas por povoadores estabelecidos. Desta acção resultou a Aldeia de Vale de Maceiras e a de São Saturnino."

Actualmente esta freguesia tem uma população 347 habitantes, sendo que a maioria delas reside na aldeia de Vale de Maceiras.

Actividades económicas

Agricultura e pastorícia

Património edificado

  • Igreja Matriz de São Saturnino
  • Igreja de Nossa Senhora da Oliveira de Vale de Maceiras
  • arquitectura tradicional local,
  • forno público
  • moinhos de água
  • antas da Herdade Grande

Locais de interesse turístico

  • Turismo Rural do Monte da Herdade Grande
  • reserva de caça e zona piscatória da Ribeira Grande

Colectividades

  • Grupo Desportivo e Comunitário de Vale Maceiras
  • Clube de Caça e Pesca de São Saturnino

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"S\u00e3o Saturnino","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.