Segodim

Segodim
Monte Real

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"segodim","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"monte-real","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Segodim é uma localidade situada na freguesia de Monte Real, concelho de Leiria.

Situado à beira da Estrada da Base Aérea e a cerca de um quilometro de Monte Real, o lugar do Segodim dispõe de gente laboriosa e bairrista muito amiga de conviver. Essa característica permitiu-lhes construir, quase por conta própria, um Centro de Convívio e Pavilhão Gimnodesportivo que é hoje o orgulho da freguesia.

Lenda de Segodim

Segundo a lenda, Segodim deve o seu nome ao encontro que o Rei D. Dinis teve com sua esposa, a "Rainha Santa Isabel", quando ela, acompanhada dos seus pagens, ia colocando luzes à beira do caminho por onde ele havia de passar vindo dos seus secretos encontros amorosos. A lenda conta que, certa ocasião, o Rei D. Dinis e a Rainha Isabel fizeram uma mais demorada pousada em Leiria, talvez para descansar dos muitos afazeres do seu alto cargo. O Rei passeando no seu fogoso corcel, galopou campos fora, e, lá longe num pequeno lugar, vê uma camponesa formosa como nenhuma outra se vira ainda em muitas léguas ao redor.

Apaixonou-se o Rei pela camponesa e ali, naquele lugar, no meio do campo florido de papoilas e malmequeres, nasceu naquele dia um grande amor. As visitas do Rei ao seu grande amor continuaram e tornaram-se conhecidas nas redondezas, e, àquele lugar começaram a chamar Amor.

Também a Rainha soube dos novos amores do seu marido e Rei e, para lhe mostrar a sua reprovação sem o melindrar, mandou uma noite alumiar o caminho por onde o Rei, seu esposo, deveria regressar a Leiria. D. Dinis, ao dar com as veredas, por onde voltava com grande alumiação de muitos fogachos, viu estar ali uma muda intenção crítica da Rainha, e exclamou: “Até aqui cego vim!”

E o sitio onde começavam as iluminarias passou a chamar-se “Cegovim”, que, por uma natural corruptela popular se chama hoje Segodim.

Fonte de Informação

Artigos relacionados com Segodim

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Segodim","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Monte Real, monte-real segodim, -Segodim","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.