Senouras

Senouras
Almeida



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"senouras","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Senouras é uma freguesia portuguesa do concelho de Almeida, com 9,46 km² de área e 57 habitantes (2001). Densidade: 6,0 hab/km².

A freguesia de Senouras fica situada num planalto, na margem esquerda do rio Côa, a cerca de 10 quilómetros da vila de Almeida, sua sede de concelho. Tem por vizinhas as freguesias de Mido (2 km), Aldeia Nova (3 km) e Leomil (3 km). A aldeia de Senouras é hoje uma pequena freguesia do interior, sujeita ao “fatalismo” da desertificação.

Toponímia

O topónimo da freguesia anda ligado aos habitantes árabes que por aqui se fixaram pelo século VIII, de nome “Senouris”, provenientes do Alto Nilo. Também o nome da padroeira “Santa Catarina de Alexandria” é árabe, circunstância que pode corroborar o que atrás se referiu.

História

Seu povoamento remonta a épocas muito recuadas. Devido à existência, nas redondezas, de sepulturas escavadas nas rochas, é crível que esta zona fosse habitada na pré-história. A sudoeste da freguesia existiam castros, que, na Idade Média, resultaram na construção dos castelos de Castelo Mendo e Castelo Bom.

Foi lugar da freguesia de Leomil, a quem esteve ligada durante vários séculos, antes de se autonomizar. No século XVIII, ainda o reitor de Leomil apresentava o cura de Senouras. Pertenceu ao concelho de Castelo Mendo até 1855, ano em que foi extinto. Após essa data, passou a integrar o concelho do Sabugal até 7 de Dezembro de 1870. A partir de então, passou a fazer parte do concelho de Almeida, ao qual hoje pertence.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Senouras","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.