Serpa

Serpa
Sub-região Baixo Alentejo



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"serpa","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Serpa é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região Alentejo e sub-região Baixo Alentejo, com cerca de 8.600 habitantes.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1.103,74 km² de área e 16.723 habitantes (2001), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Vidigueira, a nordeste por Moura, a leste pela Espanha, a sul por Mértola e a oeste por Beja.

Vista aérea de Serpa - Foto: Antonio Sacchetti
Vista aérea de Serpa - Foto: Antonio Sacchetti

Freguesias

História

Serpa já era povoada antes do domínio dos Romanos, contudo foram estes que fomentaram o desenvolvimento do concelho, em especial a nível agrícola. Em 1166 foi conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques, tendo sido perdida por várias vezes nas constantes lutas da Reconquista.

Foi definitivamente constituída como concelho por D. Dinis, que também mandou reconstruir o seu castelo e cercar Serpa por uma cintura de muralhas, em 1295. Em 1512 D. Manuel I deu a Serpa um novo foral.

A sua localização, próxima da fronteira espanhola, acarretou graves problemas para o desenvolvimento deste concelho. Com as guerras da Restauração, Serpa ficou quase completamente destruída, nomeadamente a sua fortaleza.

Economia

Apesar de Serpa ser um centro administrativo, neste concelho predominam as actividades ligadas ao sector primário, seguidas das do secundário, com a indústria ligada à olaria e à cerâmica, e só depois as do sector terciário, com algum pequeno comércio e alguns serviços ligados ao turismo.

A elevada percentagem de área agrícola (cerca de 59%) do concelho destina-se ao cultivo de cereais para grão, de prados temporários e de culturas forrageiras, de culturas industriais, de pousio, do olival, de prados e de pastagens permanentes. A pecuária regista também alguma importância, nomeadamente na criação de ovinos, aves e suínos.

A 27 de Abril de 2006 a GE Energy Financial Services, a PowerLight Corporation e a Catavento Lda anunciaram a construção do maior projecto de energia solar fotovoltaica do Mundo. A nova unidade de produção de energia solar de 11-megawatts inclui 52.000 módulos fotovoltaicos foi construída num único local em Serpa, numa das áreas de maior exposição solar da Europa.

Produzirá 40% mais que a segunda maior planta do mundo, na Alemanha, devendo produzir energia suficiente para oito mil casas e também prevenir a emissão de trinta mil toneladas de gases de efeito estufa por ano.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Serpa","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.