Sezelhe

Sezelhe
Montalegre



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sezelhe","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Sezelhe é uma freguesia portuguesa do concelho de Montalegre, com 12,81 km² de área e 145 habitantes (2001). Densidade: 11,3 hab/km².

Sezelhe é a freguesia onde a desertificação mais se sentiu após a construção da barragem de Sezelhe que tem hoje duas pontes que enfeitam a policromia da paisagem nas duas margens.

Localidades

Além da sede, a freguesia conta ainda com a aldeia de Travassos do Rio. Ambos os lugares desta freguesia foram sede de freguesia, porém anexas a Santa Maria de Montalegre. Todos os edifícios de ambas as localidades estão construídos entre os novecentos e os mil metros de atitude.

Economia

Como o resto do concelho, a freguesia é composta de terras de produção agro-pecuária devido à irrigação dos lameiros, de largos montes de caça e de boas manchas de arvoredo para madeira e lenhas. A barragem, a caça e a pesca e ainda uma nascente sulfurosa ali existente podem constituir um pólo de desenvolvimento importante para a freguesia. Estas condições podem atrair campismo, caça, pesca, e até desportos no gelo dado que as águas desta presa, estreita e sombria desde Janeiro a Abril, apresentam alguns centímetros de gelo.

Património

O Altar da Moura da Serra indica uma tradição de lendas esquecidas. Travassos do Rio tem uma bela torre sineira ao centro da aldeia, com um relevo da cabeça do boi campeão em 1933. As alminhas junto à igreja com relógio de Sol, o tanque, bebedouro, cruzeiro no meio de casas de granito revelam a religiosidade destes povos. O carvalhal espontâneo entre Travassos e a Galiza, com barbas de velhos, ainda vão escapando à voracidade das motoserras, que dia a dia destroem carvalhais centenários, por todo o Barroso, sem que ninguém trave esta outra desertificação florestal.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Sezelhe","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.