Sítio da Nazaré

Sítio da Nazaré
Nazaré

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sitio-da-nazare","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"nazare-freguesia","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


O Sítio da Nazaré é um bairro da vila da Nazaré. Na origem do povoamento do promontório do Sítio estão as condições naturais e o sentimento religioso, advindo do milagre de Nossa Senhora da Nazaré.

História

Segundo Frei Bernardo de Brito, data de 1182 a primeira construção no alto do escarpado promontório onde se localiza o Sítio. Trata-se da Ermida da Memória, mandada erguer por D. Fuas Roupinho sobre uma gruta, onde esteve durante a época muçulmana a imagem de Nossa Senhora da Nazaré. Ao episódio que originou a construção da capela dá-se vulgarmente o nome de Lenda da Nazaré.

O rei D. Fernando fundou um santuário, em 1377, para o qual foi transferida a imagem. Para além da Ermida da Memória e do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, existiam no Sítio, em 1648, cerca de trinta casas, estrebarias, um forno de cal e uma fonte. Nos séculos XVIII e XIX, grandes romagens organizadas, os círios, oriundos de várias locais, trouxeram ao Sítio (de nossa Senhora) da Nazaré, um imenso número de peregrinos e romeiros, de todas as classes sociais, incluindo por vezes a família real.

Em 1808, as tropas de Napoleão saquearam a igreja e a povoação, que incendiaram parcialmente, na sequência de uma revolta popular. Alguns dos habitantes do Sítio foram capturados e fuzilados pelos soldados franceses no largo da Fonte Velha.

Devido ao difícil acesso, o Sítio apenas se começou a desenvolver em meados do século XVII, crescendo bastante ao longo do século seguinte. A instalação de um elevador mecânico, para ligação entre o Sítio e a Praia, em 1889, veio dar um novo incremento populacional ao lugar, já então muito visitado por romeiros e peregrinos. Até meados do século XX, foi elevado o número de forasteiros que ali se deslocavam para venerar a Senhora da Nazaré. O Santuário de Fátima desviou a devoção e a rota dos peregrinos que aí começaram a afluir após as aparições de 1917.

O Sítio da Nazaré, cercado por muralha, com o imponente santuário, as casas de romeiros, o paço, a casa do reitor, o teatro e a praça de touros, denota através da organização da sua malha urbana (com vários e espaçosos largos), duas fontes e dois grandes poços, a origem da povoação, vocacionada para receber sazonalmente grande número de romeiros e de festeiros.

Património

O interesse histórico-religioso e uma beleza natural incomparável constituem os grandes atractivos do Sítio da Nazaré. O Miradouro do Suberco, a 110 metros de altitude, abre-se a um dos mais belos panoramas marítimos de Portugal. O longo promontório que guarda e protege a Praia tem no seu extremo o Forte de São Miguel Arcanjo. A 80 metros de altitude é o miradouro privilegiado sobre o mar e a Pedra do Guilhim, rochedo batido pelas vagas mesmo em frente. Este é um excelente local para a pesca desportiva, onde os mais aventureiros desafiam o mar que salpica de espuma as falésias, convidando à meditação. Da barbacã do Forte, para sul, a vista alcança horizontes longínquos e a vila ganha uma nova dimensão. Para norte, descobre-se o vasto areal da Praia do Norte. Bela e desconhecida, rodeada de dunas e pinhais, protegida a sul pelo promontório, que na sua base esconde uma pequena gruta natural – o Forno d´Orca. A Praia do Norte é um espaço preservado e ecológico, dedicado pela natureza ao Turismo de Evasão, à pesca desportiva, ao surf e aos passeios a pé ou de bicicleta. Poupada da intervenção humana, a Praia do Norte permite o reencontro da natureza com o mar e a aventura solitária do descanso merecido.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"S\u00edtio da Nazar\u00e9","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Nazar\u00e9, nazar\u00e9 s\u00edtio s\u00edtio-da-nazare, -S\u00edtio da Nazar\u00e9","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.