Sobral de São Miguel

Sobral de São Miguel
Covilhã



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sobral-de-sao-miguel","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Sobral de São Miguel é uma freguesia portuguesa do concelho da Covilhã, com 22,37 km² de área e 686 habitantes (2001). Densidade: 30,7 hab/km².

A quarenta quilómetros da sede do concelho, a freguesia de Sobral de São Miguel encontra-se a sete quilómetros da margem direita do rio Zêzere, no extremo sudoeste da Covilhã. É composta pelos lugares de Quinta do Pereiro e Sobral de São Miguel.

História

A origem desta aldeia remonta à era romana e esteve sempre associada à rota do sal. Mais tarde foi desenvolvida com a actividade das minas da Panasqueira com a exploração do volfrâmio.

Toponímia

O topónimo Sobral, à semelhança do raciocínio expendido no caso de Cebola, remontará à existência de algum sobro ou sobros. Ainda que não se tratasse de um montado (esta zona concelhia não é região de implantação maciça de sobreiros), uma árvore daquela espécie, pelo seu grande porte, chamaria a si a atenção popular, acabando por dar origem ao vocábulo.

A freguesia chamou-se Sobral de Casegas até 1970, passando nesse mesmo ano para Sobral de São Miguel. Foi conhecida até há relativamente pouco tempo por aquele nome porque pertenceu, até 1888, a Casegas, tornando-se então independente a nível administrativo. Em termos eclesiásticos, foi um curato da apresentação do vigário de Nossa Senhora da Silva de Castelejo.

Actividades económicas

A freguesia dedica-se especialmente à agricultura, exploração florestal, serralharia, serração, panificação, construção civil, lagares de azeite, exploração de pedra, pecuária e pequeno comércio.

Actualmente, com cerca de seiscentos habitantes, Sobral de São Miguel está virado sobretudo para o sector primário. A sua riqueza económica advém-lhe essencialmente da produção silvícola, pinheiro bravo e outras espécies secundárias. A agricultura, explorada no vale e nas suas encostas tipifica um sistema familiar de compacto minifúndio. Deste modo é possível afirmar que, Sobral de São Miguel é uma freguesia bastante rural com as suas tradicionais habitações em xisto, com cobertura de laje, que vão ainda subsistir e fazendo as delícias daqueles que visitam a povoação.

Festas e romarias

  • São José (Março)
  • Nossa Senhora de Fátima (Maio)
  • Santo António (11 de Junho)
  • Santa Bárbara (Segundo Domingo de Agosto)
  • São Miguel (último fim-de-semana de Setembro ou primeiro fim-de-semana de Outubro)
  • Coração de Jesus (Outubro)

Orago

  • São Miguel

Património cultural e edificado

  • Igreja matriz,
  • Capela de Santa Bárbara
  • Capela da Senhora da Boa Viagem - Pereiro

Outros locais de interesse turístico

  • Moinhos e casario tradicional

Gastronomia

Queijo, cabrito, enchidos, broa, talassas e filhós

Artesanato

Linho, cestaria, mantas e passamanarias de trapos

Colectividades

Heráldica

Brasão

Escudo de prata, sobreiro de verde descortiçado e landado de vermelho; em chefe, balança de verde, sustida por espada alçada de lâmina flamejante de vermelho, entre duas mós de moínho do mesmo, vazias do campo. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «SOBRAL de S. MIGUEL».

Bandeira

Verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

Selo

Nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Sobral de S. Miguel - Covilhã»

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Sobral de S\u00e3o Miguel","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.