Sobreda

Sobreda
Seixo da Beira

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sobreda-seixo-da-beira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"seixo-da-beira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Sobreda é uma aldeia da freguesia de Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra. Possui uma população de cerca de 260 pessoas.

Património

Anta ou Dólmen da Sobreda ou Curral dos Mouros

Monumento megalítico, com mamoa oval, apresenta câmara poligonal já sem laje de cobertura. Ergue-se num cabeço a SE da povoação da Sobreda à cota de 400 metros, entre afloramentos graníticos, perto do rio Seia. O monumento foi estudado pela primeira vez por Santos Rocha, em finais do século XIX, e desde essa época nem o tempo nem os homens alteraram o seu estado de conservação.

No seu interior observam-se algumas pinturas executadas a vermelho no esteio de cabeceira. São ainda de igual modo visíveis vestígios do primitivo corredor com laje de cobertura sobre os esteios junto à entrada da câmara. Encontra-se envolvido por um tumulus de contorno oval (15 x 10 metros) que outrora escondeu o monumento na paisagem mas que, ao mesmo tempo, assinalou o local onde este se encontra. A câmara, o local de enterramento por excelência, tem planta poligonal constituída por nove esteios que atingem alturas superiores a 3,5 metros. O quarto esteio do lado norte da câmara é decorado com pinturas a ocre vermelho, formando uma composição geométrica. O espólio é muito numeroso, com cerca de mil objectos, constituindo, deste modo, a maior colecção de artefactos disponível no âmbito do megalitismo da região. Foram recolhidos também vários fragmentos de ossos humanos.

Classificada pelo Decreto 42 692, DG 276, de 30-11-1959.

Lagaretas da Cerca

Estes lagares situam-se no planalto que se estende da Sobreda até a Fias da Beira. São dois lagares, cavados na rocha e situam-se a 900 metros a SO da Sobreda e a NE do local onde se situa a sepultura cavada na rocha e os fragmentos de Tegullae, de que distam, aproximadamente, 800 metros. Talvez pertençam ao período romano ou a uma época anterior ao eneolítico, tendo em conta os materiais recolhidos a cerca de 100 metros, o que nos leva, também, a concluir que se trata de uma exploração agrícola.

O primeiro lagar é uma rocha de granito que ocupa cerca de 8 m2 de superfície. O segundo lagar fica distanciado do primeiro, cerca de 80 metros para O e tem um perímetro de cerca de 12 metros. O primeiro lagar fica numa laje granítica e é constituído por duas cavidades escavadas de forma quase rectangular, a menor e a maior também de forma rectangular, nas suas linhas gerais, mas que arredonda do lado Oeste e tem um canal de escoamento do lado Este. A primeira cavidade está ligada à segunda, por um canal com 62 cm de comprimento. O segundo lagar está numa laje que se eleva a cerca de 70 cm de altura.

Capela de Santa Bárbara e São Plácido

Datada do século XIX, situa-se na Rua José Maria Ferreira Delgado. Possui um retábulo do século XIX.

Associativismo

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Sobreda","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Seixo da Beira, seixo-da-beira sobreda, -Sobreda","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.