Sociedade Filarmónica de Mões

Sociedade Filarmónica de Mões
Mões

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"sociedade-filarmonica-de-moes","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"moes","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}


A Sociedade Filarmónica de Mões, na freguesia de Mões, concelho de Castro Daire, foi fundada em 1771.

Objectivos

Os objectivos principais da Filarmónica foram, desde sempre, a promoção da música instrumental, o desenvolvimento das capacidades musicais e o gosto pela música como actividade de lazer. Tem uma escola de música a funcionar diariamente e durante todo o ano que é frequentada por cerca de 25 alunos.

História

Nos finais do século XIX o Sr. Comendador Oliveira Baptista ofereceu um fardamento, renovou todo o instrumental e pagou a um maestro. Terá tido estatutos no acto da sua fundação mas desapareceram. Esteve algum tempo parada até meados da década de trinta. Foram então elaborados os Estatutos que chegaram até nós e datam de 1936. Estes Estatutos foram alterados apenas no ano de 1995 para serem actualizados.

Tem participado em diversos certames musicais a nível nacional e internacional: Lamego, Viseu, Seia, Montemor-o-Velho, Caranguejeira (Leiria), Amadora, Almada, Montemor-o-Novo, Lisboa, Vigo (Espanha), além de outros encontros em todos os serviços efectuados.

Em 2004 realizou dois concertos inéditos no concelho e de particular importância. No primeiro foi acompanhada pelo Grupo Coral da Paróquia de São Pedro, Castro Daire. No segundo acompanhou o tenor Carlos Guilherme, uma das vozes mais internacionais do país, concerto este que se repetiu em 2005 e 2006. Ainda no mesmo ano organizou uma Segada e Malha à Moda Antiga bem como a primeira Feira Medieval da Vila de Mões, actividade que teve a segunda edição em 2005 e a terceira em 2006.

Em 2005 organizou o seu primeiro Estágio de Formação de Instrumentistas com professores como Sérgio Carolino e Jorge Almeida. Participou nos Convívios de Bandas de Música, organizados de dois em dois anos na vila e em que têm participado das melhores bandas civis do país. Este ano teve a sua nona edição e contou com a participação, no âmbito de uma permuta cultural, da Société de Musique Concordia de Bagnes, da Suíça. Em 2008, na sua décima edição, participaram com a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio de Lagos e a Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures. Ainda em 2008 editou um DVD híbrido, uma compilação dos momentos mais representativos da Sociedade Filarmónica de Mões.

Ligações externas

Artigos relacionados com Mões

Neste momento a Banda possui 35 elementos.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Sociedade Filarm\u00f3nica de M\u00f5es","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"M\u00f5es, banda-filarm\u00f3nica castro-daire m\u00f5es, -Sociedade Filarm\u00f3nica de M\u00f5es","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.