Soutelo de Aguiar

Soutelo de Aguiar
Vila Pouca de Aguiar



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"soutelo-de-aguiar","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Soutelo de Aguiar é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Pouca de Aguiar, com 29,36 km² de área e 1.215 habitantes (2001) (densidade: 41,4 hab/km²), situada no vale de Aguiar, 4 km a sul da sede do concelho.

Localidades

Além de Soutelo de Aguiar, a freguesia inclui no seu território os seguintes lugares:

Até 1 de Julho de 2003 pertenciam também a esta freguesia os lugares então transferidos para a nova freguesia da Lixa do Alvão.

Economia

A aldeia de Soutelo de Aguiar caracteriza-se como um meio tipicamente rural, provida de um imenso vale fértil e de montanhas propícias à criação de gado, o que leva a que, economicamente, 95% da população se dedique, essencialmente, à criação de gado e à agricultura, cultivando-se cereais, batatas, produtos hortícolas e vinho. Existem, em Soutelo, duas ordenhas, onde a empresa de produtos lácteos Agros faz a recolha de leite. É também importante referir que grande parte da população de Soutelo encontra-se emigrada, constatando-se que a maior parte das casas da freguesia se encontram fechadas e desabitadas. A freguesia de Soutelo possui saneamento, electricidade e água canalizada. Em Soutelo podemos encontrar vários estabelecimentos comerciais, como cafés, mercearias e restaurantes, mas o mesmo não se verifica no que diz respeito a espaços culturais.

Educação

Em termos de recursos educacionais, neste momento só está a funcionar o Jardim de Infância de Soutelo de Aguiar, pois foram desactivados os outros estabelecimentos de ensino, ou seja, sete escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. O concelho de Vila Pouca de Aguiar é, por sua vez, um local histórico-cultural, do qual as crianças podem usufruir e enriquecer a sua cultura, fazendo novas aprendizagens. O edifício onde funciona o Jardim de Infância é constituído por duas salas amplas, dois halls, duas casas de banho e um recreio exterior. As duas salas começaram por ser salas do ensino básico do 1º ciclo. Mais tarde, uma das salas passou a funcionar como Jardim de Infância, mas a partir do ano 2006/2007, com o encerramento do 1º ciclo na instituição, passou a ser constituído por duas salas. Frequentam este Jardim 6 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade. Nenhuma destas é da aldeia de Soutelo, sendo antes oriundas das aldeias de Parada de Aguiar e Fontes, bem como de Vila Pouca de Aguiar. As crianças são transportadas por uma carrinha da Junta de Freguesia. As mesmas usufruem do almoço no Jardim de Infância.

Património

  • Antas da Serra do Alvão
  • Mamoa do Alto do Cotorino
  • Sepulturas medievais na aldeia da povoação
  • Relógios de sol
  • Alminhas

Personalidades

Martiniano Ferreira Botelho

Martiniano Ferreira Botelho, que para além de exercer medicina, principalmente no Hospital de Vila Real, distinguiu-se também como político. Em 2 de Janeiro de 1918 tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar até 7 de Agosto de de 1918, data em que pediu exoneração do cargo por motivo de doença. Voltou a tomar posse, como presidente, em 24 de Julho de 1926 até 22 de Agosto de 1933. Nasceu em Vila Pouca de Aguiar e faleceu em Soutelo de Aguiar aos 86 anos e encontra-se sepultado no jazigo que ele próprio mandou construir, no cemitério de local. Do seu altruísmo, destaca-se, entre outras, a doação à população dos terrenos para a actual Praça ou (mercado) de Vila Pouca de Aguiar, bem como do matadouro municipal e mina de água. O seu carácter humanista revelou-se por consultar gratuitamente os pacientes mais carenciados. Viveu em Soutelo de Aguiar, onde também exerceu farmacologia.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Soutelo de Aguiar","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.