Souto da Carpalhosa

Souto da Carpalhosa
Leiria



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"souto-da-carpalhosa","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Souto da Carpalhosa é uma freguesia portuguesa do concelho de Leiria, com 30,32 km² de área e 4.018 habitantes (2001). Densidade populacional: 132,5 hab/km².

Geografia

A freguesia de Souto da Carpalhosa situa-se na sub-região Pinhal Litoral, a 15 quilómetros a norte da cidade de Leiria. Esta antiquíssima freguesia é hoje a oitava maior, quer em população quer em área, no concelho de Leiria. As freguesias vizinhas são quase todas ex-território da mesma, sendo que a norte confronta com as freguesias de Carreira, Monte Redondo e Bajouca, a sul com a freguesia da Ortigosa, a nascente com a Bidoeira de Cima e a poente com a freguesia de Monte Real. A freguesia localiza-se próximo dos 32.° de latitude Norte e dos 0o 20' de longitude Oeste, numa área um que o ponto mais alto se encontra próximo dos 160m.

O território da Freguesia de Souto da Carpalhosa apesar de se inserir numa região de relevo pouco acentuado é caracterizado pela existência de outeiros, montes, colinas e montanhas pouco acentuadas entre-cortadas por vales onde situam ribeiros afluentes do Rio Lis. Podemos identificar como principais as seguintes ribeiras: a Ribeira da Assenha, que atravessa o lugar do Souto e posteriormente as Várzeas; o Ribeiro da Carpalhosa ao qual se juntam os ribeiros de São Bento e Camarneira e do Vale da Amieira e também a Ribeira de Monte Agudo (limite de freguesia).

As características de relevo da freguesia justificam muito o espírito de "capelinha" existente entre as localidades. As ribeiras dividem claramente a freguesia em três partes que em tempos idos constituíam barreiras naturais entre as várias comunidades. Antes da abertura dos principais caminhos municipais, quando as chuvas aumentavam consideravelmente os caudais dos ribeiros, tornava-os impossíveis de transpor. As deslocações à sede de freguesia eram limitadas a carreiros. O isolamento era um facto, a inexistência de vias de comunicação entre os vários lugares centrais da freguesia foi uma realidade até ao anos 60 do século XX.

Localidades

Esta freguesia é constituída por 23 lugares. Podemos identificar nove localidades que se destacam. São lugares centrais que apresentam uma dinâmica social muito demarcada e independente dos lugares limítrofes. São lugares onde se constituíram colectividades e onde existe uma igreja ou capela. Assim sendo, além da sede de freguesia, consideramos:

  • Arroteia
  • Chã da Laranjeira (Assenha, Atalho, Camarneira e Pega)
  • Conqueiros
  • Moita da Roda
  • Picoto
  • São Miguel (Penedo)
  • Vale da Pedra (Carpalhosa, Casal Telheiro, Estremadouro, Jã da Rua, Marinha da Carpalhosa, Outeiro, Relvinhas, São Bento e Sargaçal)
  • Várzeas

História

Embora não se saiba a data da criação da freguesia de Souto da Carpalhosa, que tem como padroeiro São Salvador, sabemos, através de "O Couseiro ou Memórias do Bispado de Leiria", que em 1218 já era freguesia. Pertencia ao Bispado de Coimbra e tinha como cura o cónego Estevão de Santa Cruz. Consta desta obra a transcrição da doação que certifica a existência desta freguesia.

"Pedro Mendes, e Pedr Vieira, e outros moradores fizeram doação duma propriedade, que tinham no lugar do Souto, ao prior e religiosos de Santa Cruz para nela se fazerem igreja e cemitério".

Mas se em 1218 o Souto já era um curato, pode-se perfeitamente admitir que a instituição paroquial era do início do século XIII ou até dos fins do século anterior. Tanto que o número especial de Leiria-Fátima (Órgão Oficial da Diocese) publicado pelo 450° Aniversário da Diocese de Leiria garante, com certeza, que a igreja de São Salvador do Souto foi fundada em finais de 1180 e entregue a sua administração aos cónegos de Santa Cruz, com a obrigação de ali construírem um cemitério. Tudo isto denuncia a sua funcionalidade com igreja paroquial, ou então que se pretendia que funcionasse como tal. Outro elemento que corrobora esta tese é a existência de uma convenção, datada de Dezembro de 1211, entre o mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e os clérigos de Leiria, que definia a repartição dos rendimentos no termo leiriense. Neste documento são referenciadas 10 paróquias, cinco urbanas e cinco rurais onde nesta última categoria figura a paróquia de São Salvador do Souto.

Em 1732 a freguesia de Souto da Carpalhosa tinha 2.007 habitantes. Registos paroquiais indicam que antes das invasões francesas, em Outubro de 1810, a população desta freguesia era de 2.798, sendo 1.343 depois da retirada das tropas francesas, em Junho de 1811. Tinha 3.716 habitantes em 1981 e em 2001 contaram-se 4.018. Segundo censos de 2001, mais de 800 habitantes desta freguesia não sabiam ler nem escrever.

Festas e romarias

  • São Bento (1 de Janeiro)
  • Santo António (Junho)
  • Senhora da Saúde (Setembro)
  • São Sebastião
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Senhor dos Aflitos ( 1 de Novembro)
  • Nosso Senhor dos Remédios (1 de Dezembro)
  • Santo Ildefonso (Junho))
  • São Pedro (Junho)

Património

  • Igreja Matriz, com imagem de São Salvador
  • Ermida de Santo António de invocação de Nossa Senhora da Portela
  • Ermida de São Martinho feita no ano de 1516
  • Capelinha da Nossa Senhora da Boa Morte
  • Mata Nacional da Charneca do Nicho
  • Residência Paroquial
  • Igreja Senhor Jesus dos Aflitos (Vale da Pedra)
  • Nascentes de Água Doce e Água Salgada (Vale do Lis)

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Souto da Carpalhosa","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.