Souto de Aguiar da Beira

Souto de Aguiar da Beira
Aguiar da Beira



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"souto-de-aguiar-da-beira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Souto de Aguiar da Beira é uma freguesia portuguesa do concelho de Aguiar da Beira, com 16,60 km² de área e 369 habitantes (2001). Densidade: 22,2 hab/km².

Localizada na zona oriental do concelho, a freguesia do Souto de Aguiar da Beira tem como vizinhos as freguesias de Eirado a sul, Valverde a sudoeste, Aguiar da Beira a noroeste e Sequeiros a norte e os concelhos de Sernancelhe a nordeste e de Trancoso a leste. Souto de Aguiar da Beira, situa-se a dois quilómetros da sede do concelho.

Localidades

É composta por quatro anexas: Peroferreiro, Lezíria, Sargaçais e Moçafra.

Toponímia

A designação do seu nome tem causado várias divergências: persiste a dúvida em chamar “Souto” ou “Soito” à freguesia, havendo duas correntes de opinião, cada uma delas defendendo a sua tese.

História

A história de Souto anda associada a uma grande batalha entre Mouros e Cristãos, em 981, onde os portugueses foram derrotados. Sobre a passagem dos mouros por estas bandas, não restam, de facto, dúvidas, considerando o topónimo “Moçafra” (anexa da freguesia). Diz-se que no lugar do Castelo, existe um cavalinho de oiro, tendo aqui sido enterrado pelos mouros. Também nos Vales Ferreiros, ou Murganheira, há um forno mourisco, em pedra escavada.

Souto era um reguengo como o demonstra a citação no “Foral Novo” de Aguiar em que se lê:

”há hy hu reguengo de Sam Joham de Rarouca e a quintaa de Lezíria que ora he de Dona Felipa que pagam os direitos de senhorio segundo seus aforamentos ou titollos”.

As Inquirições de 1258 também referem que Lezíria é um reguengo: “dominus rex habet suum regalengum in liziria”.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Souto de Aguiar da Beira","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.